Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
"Os romanos, nas províncias de que se assenhorearam, observaram bem estes pontos: fundaram colônias, conquistaram a amizade dos menos prestigiosos, sem lhes aumentar o poder, abateram os mais fortes e não deixaram que os estrangeiros poderosos adquirissem conceito.”
A amizade entre o líder e os subordinados é benéfica para o clima organizacional, desde que não se deixe que por essa amizade ossubordinados passem a ter um poder que não lhes é devido, pois tal atitude leva a perda da autoridade do líder e ao fracasso na liderança. Nesse trecho Maquiavel mostra que deve haver uma interação amigável entre os gestores e os trabalhadores, mas com uma clara separação dos deveres entre uns e outros. Maquiavel deixa claro que o príncipe deve suprir as necessidades de seus subordinados mesmo asmais básicas, assim como as de segurança, as sociais, as de estima e as de auto-realização (que acontece através do reconhecimento do trabalho que se faz).

  “Fechadas todas as portas em razão do comportamento do Rei Carlos, foi obrigado a servir-se daquelas amizades com que podia contar...”
O Rei Luís preferiu contar com os recursos que estavam disponíveis a ele, uma das atitudes maisimportantes no começo de um empreendimento. O Empreendedor deve utilizar-se de todos os recursos disponíveis na organização, assim como todos os resultados provenientes destes recursos preexistentes para desenvolver cada vez mais sua ideia primária. Observe que é necessária também capacidade para utilizar-se dos recursos, tomando sempre decisões indispensáveis sobre eles, esse é um risco que apenasverdadeiros empreendedores podem tomar; o que não aconteceu com o Rei Carlos.

“Extinguiu a velha milícia, organizou a nova, abandonou as antigas amizades, conquistou novas; e, como teve amizades e soldados seus, pode, sobre tais fundamentos, erigir as obras que desejou: tanto que custou-lhe muita fadiga para conquistar e pouca para manter.”
Grandes empresários são tidos como referência até hoje,bemcomo executivos que fizeram grandes negócios, acabaram por influenciar gerações de empreendedores; apesar do trabalho que tiveram para estabelecer suas corporações, seus legados permanecem até hoje. Nenhum empreendimento 

gerenciado sem “virtude” consegue manter‐se por longo período. Conquistar por virtude é difícil, mas é mais fácil para manter. Maquiavel demonstrou essa ideia quando seus príncipes habitam o  espaço conquistado e trabalham para ganhar a confiança dos subordinados.  

“Sem ter armas próprias, nenhum principado está seguro; ao contrário, fica ele totalmente sujeito à sorte, não havendo virtude que o defenda na adversidade.”
A empresa que deseja permanecer firme deve se apoiar em uma equipe própria, sempre fazendo treinamentos constantes, tanto teóricos, como práticos. O empreendedordeve confiar no seu quadro de funcionários, pois que trabalham para que a qualidade do produto seja sempre a melhor. Um quadro de subordinados próprios é bem mais fácil de organizar, e trabalharão como um só no desenvolvimento do empreendimento. Maquiavel diz que tropas auxiliares são muito boas entre elas próprias, mas não estão sujeitas as ordens do príncipe, senão de outrem. Um empreendimentoque não se apoia em recursos próprios será sempre instável e estará sempre próximo da ruína.

“Sei que cada um confessará que seria sumamente louvável encontrarem-se em um príncipe, de todos os atributos acima referidos, apenas aqueles que são considerados bons; mas, desde que não os podem possuir nem inteiramente observá-los em razão das contingências humanas não o permitirem”
Um líder podeacabar tendo atitudes que à primeira vista podem parecer repetitivas, por serem excessivamente duros ou rigorosos, mas que se não tomadas no momento certo poderão por o empreendimento em risco. Por outro lado, lideres que evitam agir com rigor, quando se é necessário, acabam comprometendo os objetivos organizacionais e sua própria autoridade. Numa empresa os colaboradores que não...
tracking img