Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A escola que tem compromisso com a vida, com a luta, com o movimento social, e que ao assumir a caminhada de suas comunidades, ajuda interpretar, refletir e sistematizar os processos educativos queacontecem no seu entorno.
A escola é o espaço de sistematização do conhecimento produzido em toda parte, fazendo a ponte com o conhecimento universalmente acumulado. Nesse sentido, a Escola do Campoprecisa sair da escola, colocar-se a serviço dos seus sujeitos, buscar colaborações externas, a família, a comunidade, as forças sociais e políticas, inclusive para problematizar ou questionar os rumosdados ao projeto de desenvolvimento.
Priorizar, em todos os níveis de ensino, a implantação do ensino de tempo integral/regime de alternância nas Escolas do Campo, com adequação na estruturafísica.
Então, não é qualquer escola, que fique apenas limitada ao mundo das primeiras letras, ou com conteúdos que não contribuam para a criança e o jovem do campo resgatar sua autoestima de seragricultor ou agricultora. Precisa estar plantada no solo do campo e produzindo conhecimentos sobre a realidade que ajude as pessoas que nela vivem, a transformá-la. Os temas a serem trabalhados na escoladevem ser ligados ao mundo do trabalho, ao desenvolvimento do campo. O como ensinar (metodologia) também deve ser adequado à realidade do campo, resgatando os materiais disponíveis no meio ambiente,conhecimentos que os pais, os estudantes, os técnicos, as lideranças das comunidades possuem sobre as diferentes temáticas a serem trabalhadas.
Reativar o funcionamento das escolas nas comunidades ruraise garantir a construção e ampliação de novas escolas levando em conta não a quantidade de alunos, mas as demandas apresentadas e as especificidades das comunidades.
É preciso demonstrar a todos que aeducação está em toda a parte e sendo produzido constantemente, o que significa enxergar as várias formas de realidade, compreender que fazer pontes com a realidade é produzir conhecimento, que é...
tracking img