Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
educação em saude
SANTOS, Florinda Goreti dos. Educação em Saúde: papel do enfermeiro como educador. 2010. 8 pág.

A educação para a saúde é importante para o cuidado de enfermagem, pois podedeterminar a capacidade das pessoas quanto aos comportamentos que conduzem a um ótimo auto cuidado.
O papel do enfermeiro como educador é de suma importância para a promoção da saúde dos indivíduos,pois ajuda a desenvolver os recursos que irão manter ou aumentar o seu bem-estar e melhorar sua qualidade de vida.  Todo cuidado de enfermagem é dirigido à promoção, manutenção restauração da saúde;prevenção de doenças; assistência às pessoas no sentido de se adaptarem aos efeitos residuais da doença.  A expectativa é de que todo contato que a enfermeira tem com o individuo do serviço de saúde, deveser considerado uma oportunidade de ensino de saúde orientando e motivando a pessoa quanto à necessidade de aprender. Os ambientes educacionais podem incluir domicílios, hospitais, centros de saúdecomunitários, locais de trabalho, organizações de serviços, abrigos, ação do usuário ou grupos de apoio, sendo esperado que a enfermeira  tenha a função de uma  professora para os outros membros daequipe, assim como para os pacientes. A educação deve ser compreendida pelo profissional de Saúde  como um processo social, histórico e que se dá ao longo da vida, assim como considerar asespecificidades dos diferentes grupos sociais, dos distintos processos de vida, trabalho e adoecimento e colocar-se de forma ética e humanizada na relação educativa, buscando a troca de saberes e práticas.MARTINS, Pedro Paulo Scremin; PRADO, Marta Lenise do; REIBNITZ Kenya Schimidt. Por uma práxis de Enfermagem criativa e reflexiva. Ciência y Enfermeira. 2006. 15-22 p.

Segundo alguns autores a práxis éuma atividade prática que faz e refaz coisas, isto é, transmuta uma matéria ou uma situação. A práxis é crítica da realidade, e autocrítica, porque não existem privilegiados juízes do conhecimento, e...
tracking img