Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento
O Campo da Moda
BERGAMO, Alexandre. O campo da moda. Ver. Antropol. (online). 1998, vol.41, n.2, pp.137-184.ISSN0034-7701. http:\\dx.doi.org\101590\500347011998000200005.

Introdução
1. Duas perspectivas diferentes e complementares: reflexo das transformações da sociedade e manifestação artística das mudanças sociais.
2. Postura enraizada nas Ciências Sociais, que considera amoda como indicio de frivolidade.
3. Compreensão da roupa como algo que sinaliza. Aponta significados e instrumentos de julgamento. Algo se torna acessível através da roupa.
4. Ponto vista da Antropologia – relações entre os grupos de acordo com a posição ocupada dentro da estrutura social.
Sinais de distinção
1. Como está constituído o mercado da moda, uso de informações. Pontos de venda,revistas femininas, desfiles, novelas, etc.
Vitrines e Marcas
2. Pontos de venda na cidade de São Paulo: shopping centers, lojas de grife – Jardins, varejo e grandes sacolões populares – Centro, Brás.
3. Disposição das vitrines de lojas em shopping centers: as roupas compõe um conjunto, venda de estilo, comércio exclusivo de uma única marca.
4. Vitrine de lojas do comércio varejista: não compõem umconjunto, varias marcas em uma única loja.
5. Sacolões populares: roupas são expostas aleatoriamente, vitrine raras vezes utilizada, grande número de marcas.
6. Grupo dos menos favorecidos, os preços baixos. Existência de um comercio elitizado e outro não.
7. Comércio que atende a um publico que se auto identifica com uma imagem de conjunto, um estilo. Comercializa instrumentos que confirmamsua posição social, assim o publico crê.
8. Comércio varejista e os sacolões populares não vendem conjuntos, apenas peças isoladas. Atendem a um publico sem condições de comprar um conjunto, confirmando assim a posição social do seu publico.
9. Grifes de áreas nobres – Jardins: vitrine menos explorada, interior da loja mais visível para se mostrar quem está ali dentro. Estratégia para imprimir aimagem de um universo seleto, exclusivo.
Legitimação e Deslegitimação
1. Duas relações distintas com a roupa. De um lado a roupa representando um conjunto, um estilo.
2. Lojas de grife e shopping centers atendem a esse publico (interesse). Demanda de legitimação: possibilitar a ostentação de símbolos de uma alta cultura que constrói um universo de privilegio. Indissociação do individuo com umuniverso social. Acentuar uma posição de privilegio.
3. Exemplos:
4. Revista Mari Claire – maio de 1996 – artigo “Seleção de grupos de moda” (Designers, Originais, Poderosas, Clássicas, Povo da Moda). Estilos com uma insistência em comum, atribuições superlativas: muito rica. Acentuação de uma posição social.
5. Revista Vogue – maio de 1997 – “Três estilos básicos de mulher” (moderna,clássica, exuberante). Renovação constante do vestuário, novamente acentua uma situação social privilegiada.
6. Por outro lado os grupos dos menos favorecidos são excluídos dos meios de publicações de moda. As referencias de moda desse grupo são os programas de televisão, novelas, grupos musicais, etc.
7. Nesse grupo a indissociação social é uma contingencia. Ao seu redor abundam os indícios deexclusão.
8. Indicadores de gostos populares são classificados como forma rudimentar de imitação.
9. A característica de compra para esse grupo são atributos de qualidades do caráter pessoal dos personagens: sensualidade, coragem, romantismo, rebeldia, etc.
10. Exemplos:
11. Novela Quatro por quatro – Rede Globo – Saia da personagem Babalú era a mais pedida nas lojas populares.
12. Demanda decompensação Nesse grupo o foco da roupa esta em evidenciar características do próprio corpo, como qualidades naturais e indissociáveis do individuo.
13. Essa estratégia pretende afirmar qualquer qualidade pessoal capaz de sobrepor o individuo aos demais.
14. Não é apenas uma ênfase a sedução a prioridade são traços de distinção pessoal.
15. Exemplos: Revista Raça – Negros com atitude: busca do...
tracking img