Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHA DE LEITURA
Nome:
Erica Nogueira
Ficha nº:

Disciplina:
Metodologia Científica
Turma:
Administração (Noturno)
Referência Bibliográfica:
Alves, R. Filosofia da Ciência: introdução aojogo suas regras. 12 ed. São Paulo: Loyola, 2007. P. 9-21

Resumo: A prática traz a perfeição, de tanto exercitarmos devida tarefa nós nos tornamos um mestre dela, e é exatamente isso que diferecientistas do senso comum. Os cientistas têm como bases o conhecimento e as especializações, aptidões que o senso comum não utiliza, mas que se usassem seria tão bom quanto eles. Afinal todos são capazesde aprender. O senso comum nada mais é, que uma opinião formada por alguns indivíduos e que é passada para a sociedade, da qual, se limita a questionar sobre o determinado assunto, aceitando apenas aopinião da maioria.

Citações: “A tendência da especialização é conhecer cada vez mais de cada vez menos” (Pág. 12).
“Depois de certo tempo aprendi a lógica do seu pensamento e passei a aplicarnoções de feitiçaria de forma tão espontânea quanto eles mesmos, nas situações em que o conceito era relevante.” (Pág. 17).
“Ele concordou que a feitiçaria não era responsável pelo fato de o toco estarno seu caminho, mas acrescentou que tinha os seus olhos bem abertos para evitar tocos — como, na verdade, os azande fazem cuidadosamente — e que se ele não tivesse sido enfeitiçado ele teria visto otoco.” (Pág. 18)

Interpretação Pessoal: A capacidade de julgar e de dar opiniões pertence a todos, mas somente alguns exercem. Afinal, é mais cômodo você apossar-se de uma ideia já criada eutiliza-la, do que dar-se ao trabalho de pensar, refletir e criar argumentos que comprove a sua. O que diferencia também o senso comum do cientifico, é que o senso comum acredita em ideias não comprovadas,diferentemente dos cientistas que não as aceitam. O senso comum crê no inexplicável, um exemplo disso é a situação que se passa no texto, do menino que teve o seu pé inflamado por pisar no toco de...
tracking img