Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO

TITULO DO TEXTO: A ciência e as idas e voltas do senso comum.
AUTOR: Michel Paty
ASSUNTO: Ciência e o bom senso comum.
PALAVRAS CHAVE: Bom senso. Razão. Pensamentos científicos.RESUMO INFORMATIVO
Pensar em ciência em senso comum e na relação que ocorre diariamente entre estas duas, é uma análise que poderia ser feita sob diversas perspectivas. Porém, se quisermos fazê-lade modo que esta análise possa contribuir para fornecer uma concepção menos inadequada sobre a imagem da natureza da ciência e venhamos conseguir uma tomada de consciência ampliada sob o que nãoapenas é, mas também como o senso comum contribui e se insere no debate do conhecimento. Então parece ser necessário a esta atitude realizar uma reflexão histórica acerca de não simplesmente do queé ciência hoje, mas fundamentalmente, entender a origem, o processo e os produtos do conhecimento humano como um todo.
CITAÇÕES
"A capacidade de bem jugar e de distinguir o verdadeiro do falso,que é propriamente o que denominamos "bom senso" ou razão, é naturalmente igual em todos os homens." (PATY, 2003, pág. 11)

“Pode-se dizer, a este respeito, com Henri Poincaré, Emile Meyrson, PaulLangevin, Albert Einstein e alguns outros, que o pensamento cientifico nada mais é do que um senso comum mais aguçado. (Meyerson, 1908; 1921; 1931).” (PATY, 2003, pág. 12)

“Ora, os físicostambém experimentam a necessidade de compreender “intuitivamente” e de modo sintético o que eles abordam tecnicamente, através formalismo matemático e de experiências realizadas”. (PATY, 2003, pág. 19)COMENTÁRIOS
Quando se trata de senso comum, surgem varias idéias do que é e sobre a sua definição já que ciência nos disponibiliza uma grande área de pensamento sobre o assunto. Notando que elepróprio apreendido de maneira reflexiva já é suficiente entregar sua transformação.

REFERÊNCIAS
PATY, Michel. A Ciência e as idas e voltas do senso comum. Scientia Studia, v.1, n.1, p.9-26,...
tracking img