Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os tempos que a História tem... Sandra Regina Ferreira de Oliveira*

‘’Na busca por uma vida melhor, Severino, retirante, saiu de seu lugar e se desloca com perspectiva de um futuro melhor. “Ao se deparar com tantas dificuldades ele pensa em desisitir e, em dialogo com seu José, mestre carpina, questiona: ‘‘que diferença faria se em vez decontinua tomasse a melhor saída: a de saltar numa noite fora da ponte e da vida”. Neste “momento, o grito da vida se sobrepõe á idéia de morte com o nascimento do filho de seu José, mestre carpina.” (p.35)
‘’[...], alem da riqueza literária, o poema nos fornece elementos para trabalhos interdisciplinares envolvendo História (migração), Geografia (relação do espaço com o trabalho), Ciências (esforçofísico exigido no percurso Serra da Costela – Recife), Língua Portuguesa (estrutura poética) e Matemática (cálculos envolvendo o percurso, tempo, gasto de energia); dentre outras tantas idéias que você pode ter ao ler o poema e decidir trabalhar com o mesmo.” (p.36)
‘’Pensar sobre o tempo na História é fazer um exercício de romper com estas concepções de tempo ancoradas em nossa vida diária, notempo por nós vivido e percebido [...]. trabalhar o tempo enquanto noção básica a aprendizagem histórica é instigar o aluno para que estabeleça relações cognitivas entre a forma como pensa e vive, compreendendo historicamente este pensar e viver, para que possa apreender sobre formas diferentes de pensar e viver, para aquém e além do seu tempo vivido [...]. Mas, por outro lado, trabalhar com o tempo ecom a História em sua perspectiva educativa, atualmente, é também instigar o aluno para que lute pela vida, pelos homens, pois, vivemos em uma sociedade cujo passado é compreendido de forma desarticulada do presente [...].” (p. 37,38)
‘’O tempo é a categoria principal com a qual o historiador trabalha porque este só pode construir conhecimentos sobre o passado, a História, descolando-se dopresente [...]. Podemos concluir que entre os historiadores não pairam dúvidas quanto á importância que a categoria tempo tem em seu ofício [...]. História é utilizada para denominar o conhecimento de uma matéria e, ao mesmo tempo, a matéria desse conhecimento.” (p.39)
‘’[...] a palavra Historia o fazemos para nomear um conhecimento acumulado a partir do estudo de um conteúdo especifico que versasobre um passado a ser aprendido [...]. é importante sabermos informações sobre o passado e o presente em todas as áreas e não somente na História [...]. A palavra História, utilizada enquanto conhecimento de uma matéria, nos coloca frente a outra concepção do que venha a ser ensinar e aprender História na escola no qual a característica principal é levar o aluno a compreender com um determinadoconhecimento sobre o passado é construído” (p.40)
“Faz – se necessário deslocar – se temporalmente para compreender quem foram estes homens em seus contextos de vida; compreender por que Zumbir dos Palmares não era um ‘‘conteúdo” para o ensino de História na década de 1960 ou o que nos “contava’’ os nossos livros didático sobre Pedro Álvares Cabral no ano de 1950.’’ (p.41)
“O professor, aotrabalhar com o conhecimento histórico em sala de aula, assim como faz o historiador ao escrever a História, deve selecionar as temáticas em torno das quais seus alunos serão convidados a pensar e a elaborar conhecimento históricos, o que só se efetiva considerando o tempo como categoria fundamental deste tipo de conhecimento [...]. Tal ensino só pode se concretizar em sala de aula se o objetivo for,paralelamente, levar o aluno a conhecer a história produzida e o processo de produção deste conhecimento [...]. História e passado, apesar da interligação sempre existente entre um e outro, não podem [...]. ‘’ (p.42)
“Positivismo é o nome de uma corrente filosófica originada no século XVIII, no contexto do processo de industrialização da sociedade européia. Para os pensadores positivistas cabe á...
tracking img