Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

São possíveis ciências humanas?
A expressão ciências humanas refere-se àquelas ciências que têm o próprio ser humano como objeto.
O homem como objeto científico é uma idéia surgida apenas noséculo XIX. Até então, tudo quanto se referia ao humano era estudado pela Filosofia. as ciências humanas acabaram trabalhando por analogia com as ciências naturais e seus resultados tornaram-se muitocontestáveis e pouco científicos. Essa situação levou muitos cientistas e filósofos a duvidar da possibilidade de ciências que tivessem o homem como objeto.
A ciência lida com fatos regidos pelanecessidade causal ou pelo princípio do determinismo universal.
O humano como objeto de investigação
O humanismo não separa homem e Natureza, mas considera o homem um ser natural diferente dos demais,manifestando essa diferença como ser racional e livre, agente ético, político, técnico e artístico.
Período do positivismo: inicia-se no século XIX com Augusto Comte, para quem a humanidadeatravessa três etapas progressivas, indo da superstição religiosa à metafísica e à teologia, para chegar, finalmente, à ciência positiva, ponto final do progresso humano.
Período do historicismo:desenvolvido no final do século XIX e início do século XX por Dilthey, filósofo e historiador alemão. Essa concepção, herdeira do idealismo alemão (Kant, Fichte, Schelling, Hegel), insiste na diferença profundaentre homem e Natureza e entre ciências naturais e humanas, chamadas por Dilthey de ciências do espírito ou da cultura.
Fenomenologia, estruturalismo e marxismo
a fenomenologia começou por permitirque fosse feita a diferença rigorosa entre a esfera ou região da essência “Natureza” e a esfera ou região da essência “homem”.
Qual a diferença entre a perspectiva positivista e a fenomenológica?
aperspectiva metafísica, que se referia ao psíquico em termos de alma e de interioridadem, a psicologia volta-se para o estudo dos fatos psíquicos diretamente observáveis.
a psicologia positivista...
tracking img