Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Psicogenética de Jean Piaget

Ana Silvia Cury Abbade Mendes

Saiba mais...
Quem foi Piaget?

Jean Piaget nasceu em Neuchâtel,em 1896, na Suíça e morreu em 1980, aos 84 anos de idade. Desde criança,interessou-se por questões científicas.Seus primeiros estudos foram no campo da Biologia.Quando adulto, interessou-se pela filosofia e a Epistemologia. Na Psicologia do Desenvolvimento,Piaget encontrou o elo entre a Filosofia e a Biologia.

Foi um estudioso incansável do desenvolvimento humano.Realizou uma carreira científica extraordinariamente fecunda. Preocupou-se, principalmente com a questão de como o ser humano elabora seus conhecimentos, buscando explicar sua origem,suas possibilidades, seus limites e sua validade. Possui uma obra vasta, na qual aborda numerosos temasrelacionados ao desenvolvimento humano.

Fonte: PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de janeiro: Zahar, 1975.

A busca de uma explicação para a gênese do conhecimento fez com que Piaget formulasse o fundamento básico de sua teoria: o ser humano aprende através das trocas que estabelece com o meio, num processo contínuo deassimilações e acomodações sucessivas,que tendem sempre a um equilíbrio, a uma adaptação.

O ponto de partida de Piaget foi um problema de natureza epistemológica: como conhecemos o que conhecemos? Com essa abordagem ele focalizava as questões do desenvolvimento e da aprendizagem de uma forma diferente da que vinha sendo colocada no campo da Psicologia.

No entanto, outra questão em breve passaria afazer parte de suas preocupações:como se passa de um menor conhecimento para um maior conhecimento? Ou seja, como o adulto chega a pensar de modo hipotético e dedutivo, quer dizer, criando hipóteses sobre acontecimentos futuros ou planejando mentalmente suas ações antes de serem realizadas? Como a criança deixa de precisar dos sentidos (olfato, visão, tato etc.) ou da experiência direta com os objetospara conhecê-los, podendo fazer isto somente através da sua ação mental? Com essas perguntas, Piaget orientou sua investigação para o campo da Psicologia e partiu para o estudo do desenvolvimento humano.

De acordo com Piaget, no início, para se conhecer um objeto, é preciso manipulá-lo, senti-lo, tê-lo presente. Por exemplo, não é possível para a criança pequena entender quanto é duas laranjasmais três, se não puder tocar e mexer nas laranjas de verdade.Mais tarde, ela não precisará mais lidar materialmente com os objetos para concluir relações entre eles, mas conseguirá mentalmente resolver problemas que envolvem essas relações: a soma, a comparação entre as laranjas etc. Piaget estudou como o homem chega a não precisar dos objetos concretos para extrair deles relações: como faz issomentalmente, pensando sobre os objetos.

Ele estudou como nasce o conhecimento abstrato, ou seja, um conhecimento independente da ação do homem sobre os objetos e como é gerado o conhecimento lógico mental. Este projeto de estudo piagetiano é denominado epistemologia genética.

Genética significa a gênese, isto é, a origem do conhecimento. Piaget pesquisou a origem do conhecimentocientífico no homem.

Genética - origem
- Episteme - científico
- Logia – estudo

- Epistemologia Genética: origem do conhecimento científico no homem

Observe como Piaget, na Epistemologia Genética, aborda essas questões, não apenas do ponto de vista da produção social do conhecimento científico, mas, também, da perspectiva da construção das estruturas individuais que permitem ao ser humanochegar a construir conhecimento científico.

Piaget (1995, p. 96) apóia sua teoria em três grandes eixos:

A inteligência humana representa uma forma de adaptação biológica - do mesmo modo como o organismo e o meio se adaptam um ao outro,no terreno biológico,também no terreno psicológico,o processo de conhecimento e os objetos a serem conhecidos,adaptam-se uns aos outros.

O conhecimento é...
tracking img