Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JUNIOR, Moacyr Machado C. OS DESAFIOS DO ENGENHEIRO FRENTE À SEGURANÇA DO TRABALHO. Bauru/SP. Ita, 2006. Disponível em: Acesso em: 19 Out. 2012.

“O objetivo do texto é o de situar o engenheiro sobre o atual e relevante problema da sociedade, que é o acidente do trabalho. Demonstrar de forma breve como a evolução do tema se deu através dos tempos e dos diferentes países, até alcançar o estágioatual da legislação.” (p. 1)
“Os conhecimentos básicos para prevenção de doenças e acidentes são apresentados, discutidos e, finalmente, é apresentado ao leitor o principal aspecto da responsabilidade Ética e Social dos Engenheiros, conforme estabelecido no Código de Ética Profissional.” (p. 1)
“O acidente do trabalho é definido pela Lei Federal nº 8.213/91 como sendo aquele que ocorre peloexercício do trabalho a serviço da empresa provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou a redução, permanente ou temporária, da
capacidade para o trabalho.” (p. 1)
“O exercício da profissão de Engenharia pressupõe desta forma que o profissional esteja preparado para antecipar, reconhecer e tratar os riscos que o ambiente laboral apresente ou venha a apresentar emfunção de suas intervenções.” (p. 1)
“As profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro-agrônomo são caracterizadas pelas realizações de interesse social e humano. Dentro do processo produtivo, no entanto, pode existir um desequilíbrio entre capital e trabalho, que coloca o profissional em um dilema: Produção ou Segurança.” (p. 1)
“A visão clássica das profissões de engenharia é a busca pelaeficiência e qualidade do processo, da transformação, da construção, da segurança intrínseca do produto, porém, muitas
vezes, a segurança do trabalho dentro do processo produtivo como um todo é relegada a um
segundo plano.” (p. 1/2)
“O trabalho surgiu com o próprio Homem, carreando acidentes e doenças profissionais. Embora essa relação entre trabalho e suas conseqüências fosse por muito tempoignorado.” (p.2)
“Alguns Países da Europa, principalmente: Inglaterra, França, Alemanha e Itália foram verdadeiros palcos de massacres de inocentes trabalhadores arrasados pelo calor, gases, poeiras minerais, fibras vegetais, intenso ruído e baixos níveis de iluminância.” (p. 2)
“No início do Século XIX foram estabelecidas as primeiras leis de proteção aos trabalhadores.” (p. 2)
“A expansãoindustrial após a 2ª Guerra Mundial resultou no progressivo aparecimento de leis prevencionistas na França, Espanha, Estados Unidos dentre outros países.” (p. 2)
“No Brasil, a legislação trabalhista incorporou estes conceitos e, através da Portaria nº 3.214 de 1978, criou as Normas Regulamentadoras – NR´s, inicialmente em número de 28 e atualmente com 32 aprovadas. (MTE, 2005)” (p. 2)
“De inicio,vamos elencar alguns tópicos que julgamos essenciais ao engenheiro para enfrentar o desafio, de produzir e, simultaneamente, preservar vidas e a saúde do trabalhador.” (p. 4)
“Os principais tópicos são: Proteção de Máquinas, Higiene Ocupacional, Gerenciamento de Riscos, Ergonomia, Normas e Legislação, Prevenção e Combate à Incêndios e Explosões e, finalmente, Proteção ao Meio Ambiente...” ( p. 4)“O engenheiro deverá estar preparado para reconhecer os Perigos intrínsecos às máquinas e, incluir ainda na fase de projeto, os dispositivos e sistemas de proteção. Muito tem sido feito neste sentido no que se refere à proteção de prensas, máquinas operatrizes, injetoras, dentre outras, devido aos inúmeros acidentes que vêm ocorrendo nos últimos anos, mas esforços devem ser envidados para que oconceito de proteção de máquinas venha junto com a concepção de qualquer máquina, equipamento ou mesmo ferramenta de trabalho.” (p. 4)
“A Higiene do Trabalho pode ser dividida nas seguintes atividades: Identificação do agente no ambiente laboral, avaliação qualitativa, avaliação quantitativa, determinação do tempo de exposição, comparação aos limites de tolerância máximos e finalmente na adoção...
tracking img