Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR
CURSO DE GRADUAÇÃO DE FISIOTERAPIA

FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIACARUARU/PE
2012
BRIANNA MARQUES
RAISSA CARVALHO
THAÍS NELLY
WYCARA MOURA

INTRODUÇÃO

O fisioterapeuta possui um importante papel a desempenhar no campo da reabilitação física, principalmente quando atua em conjunto com outras profissões, agindode forma interdisciplinar. Porém, questionamos a visão de o mesmo tem que continuar restringindo-se a essa área de atuação quando, na verdade, dado a evolução enquanto profissão já atingiu maturidade suficiente para modificar o seu perfil profissional. Hoje, o fisioterapeuta membro da saúde com sólida formação cientifica que atua desenvolvendo ações de prevenção, avaliação, tratamento ereabilitação, usando nessas ações programas de orientação e promoção da saúde, além de agentes físicos como o movimento, a agua, o calor, o frio e a eletricidade.
O nível primário de prevenção é aplicado durante o período da pré-patogênese, ou seja, quando o individuo se encontra em um estado de saúde ótima ou, no mínimo, saúde subótima. Dessa forma, podemos considerar que a prevenção primaria atua nosperíodos que o organismo se encontra em equilíbrio, estabelecendo ações que o matem nessa situação.
A atenção primária prevê a resolutividade das necessidades de saúde que extrapolam a esfera de intervenção curativa e reabilitadora individual, através da promoção da saúde, prevenção de doenças e educação continuada.

http://www.crefito5.com.br/web/downs/psf_ado_fisio.pdfhttp://www.academicoo.com/artigo/atencao-primaria-uma-proposta-de-insercao-das-acoes-de-fisioterapia

(PAIN; ALVES FILHO, 1998)

WYCARA_14@HOTMAIL.COM
PREVENÇÃO EM SAUDE PUBLICA

É opinião consensual, quando se discutem os caminhos para a saúde, que a prevenção deve ser o objetivo maior de todas as ações de saúde e que, neste contexto, a educação é parte fundamental para que as ações preventivas tenham êxito. A práticados profissionais de saúde, contudo, tem se caracterizado por uma grande ênfase na atenção curativa, fundada em uma visão biológica da doença, com uma abordagem dos problemas de saúde restrita aos aspectos fisiopatológicos, distanciando-se da discussão em torno dos determinantes sócio-econômicos preponderantes na análise do processo saúde/doença e na intervenção sobre esses problemas. Isso temdificultado o desenvolvimento de ações de promoção e proteção da saúde e influenciado o desenvolvimento das ações educativas em saúde em direção a práticas de caráter higienista.
O objetivo da fisioterapia preventiva vai muito além de tratar pessoa enfermas. Seu objetivo é prevenir as doenças através de uma melhor qualidade de vida e consequentemente de uma melhor saúde. A fisioterapia preventiva émuito utilizada entre esportistas (jogadores de futebol, lutadores etc.) para prevenir lesões durante as atividades desportivas, mas pode e deve ser praticada por todos, desde crianças até idosos, pois como já citamos, o objetivo da fisioterapia preventiva é melhorar a saúde.
A fisioterapia preventiva é composta de exercícios de alongamento, relaxamento e exercícios respiratórios que devem serfeitos todos os dias mesmo por quem não pratica esportes.
Atuar na atenção básica requer do profissional a compreensão de que as ações específicas de sua profissão são insuficientes para dar conta dos problemas que comprometem a saúde das coletividades, mesmo que se trabalhe em uma perspectiva interdisciplinar. Além disto, atuar tendo como meta não apenas a cura ou reabilitação de doenças, mas,...
tracking img