Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ILARI, Rodolfo. Linguística Românica. 3º ed. São Paulo: Ática, 2002. (p. 157 – 167 e 213 – 234).
Capítulo 11: A formação de domínios dialetais na România
“É comum admitir-se que, no período posterior à queda do Império Romano, vários fatores de peso [...] concorreram para que as influências dos substratos e superstratos agissem com maior força no sentido de modificar localmente o latim falado,e criaram condições para que as inovações que iam naturalmente surgindo aqui e acolá na România tivessem circulação apenas em áreas restritas”. (p. 157)
“Geralmente voltados para as necessidades mais corriqueiras de pequenas comunidades político-econômicas, esses dialetos eram aprendidos como línguas maternas; existiam apenas como línguas faladas, e estavam virtualmente livres de qualquerinfluência escolar”. [...] (p. 157)
“Um processo lento e complexo cujos efeitos começaram a ser sentidos nos últimos séculos do primeiro milênio fez com que alguns desses dialetos passassem a ser falados em áreas extensas, e ampliassem suas funções, transformando-se em línguas nacionais”. (p. 158)
[...] “Diez reconheceu seis ‘línguas’ (italiano e romeno, francês e provençal, espanhol e catalão); Ascolipropôs que se reconhecessem como unidades à parte o franco-provençal, constituído por dialetos do vale médio do Ródano, e o rético, falado em três regiões descontínuas entre o sul da Suíça e o norte da Itália. Meyer-Lübke não reconheceu a individualidade do franco-provençal, mas tratou como línguas à parte o sardo e o dalmático (falado até o século passado na região da Ístria); mais perto de nós.Menéndez Pidal defendeu a individualidade do catalão. As diferentes respostas dadas por esses autores mostram sobretudo que os critérios em que se basearam não foram os mesmos; na verdade, com exceção de Ascoli, eles procuraram considerar simultaneamente, e dando-lhes pesos diferentes, critérios literários, culturais, políticos e históricos”. [...] (p. 158)
11.1 A fragmentação lingüística daRomânia no final do primeiro milênio
[...] “por volta do ano mil de nossa era a România havia-se fragmentado numa série de regiões em que o romance – já não se pode chamar de latim vulgar aos falares dessa época – era falado de maneira diversificada”. (p. 159)
[...] “as isoglossas são as linhas que os dialetólogos traçam em seus mapas para representar os limites territoriais dos fenômenoslingüísticos levantados em pesquisa de campo” [...]. (p. 159)
11.1.1 O Stammbaum de Agard
“Utilizando com alguma fidelidade os dados disponíveis no texto de Agard, podemos representar aproximadamente no mapa da România as isoglossas correspondentes às inovações [...] que antecipam ou marcam a separação da maioria dessas variedades lingüísticas” [...]. (p. 161)
11.1.2 A reconstituição de Robert Hall
“Olingüista americano Robert Hall, um dos principais historiadores das línguas românicas, faz a propósito do século IX um interessante exercício de reconstituição: ele toma o texto dos chamados ‘Juramentos de Estrasburgo’ [...], e reconstitui a forma aproximativa que esse texto apresentaria se tivesse sido escrito na mesma época na Ibéria, na Toscana, no centro-sul da Itália ou na regiãocorrespondente ao proto- romeno. Comentando essas ‘traduções’, enumera 25 diferenças e traça, num mapa esquemático, as isoglossas correspondentes. [...] essas diferenças se referem não apenas no nível morfológico, sintático e léxico”. (p. 163)
11.2 Romênia Oriental e Romênia Ocidental
“Os pacientes exercícios de reconstituição de Agard e Hall confirmam que a principal separação de áreas dialetais hojeperceptíveis em território românico, que é entre os dialetos italianos e os romenos, já estava definida no fim do período romance.” [...] (p. 164)
11.2.1 România Oriental e România Ocidental: a tese de von Wartburg
[...] “A fragmentação lingüística da România, do suíço Walther Von Wartburg, , confirma que a separação de uma România Oriental e uma România Ocidental estava consumada no fim do...
tracking img