Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 7
A CENA DE ENUNCIAÇÃO

Um texto não é um conjunto de signos inertes, mas o rastro deixado por um discurso em que a fala é encenada.
Voltamos à nossa publicidade de produtos paraemagrecer (vercapítulo 6, item 2). Junto ao texto aparece, no canto esquerdo, uma pequena foto: a de uma jovem de terninho no momento em que, sentada no braço de uma cadeira de escritório, fala ao telefone:Que reunião! Esses cafés da manhã de negócios, todos aqueles croissants, aqueles pãezinhos, era tanta tentação que não pude resistir... Mas eu vou da um jeito nisso. Ao meio-dia, vou reagir. Umencontro com a boa forma: somente WEEK-END e eu.
Práticos, esses saquinhos que a gente carrega aonde vai. Sabor de baunilha ou de legumes, meus quilinhos a mais vão logo desaparecer. Oas intervalospara a boa forma WEEK-END e seus cardápios equilibrados, isso conta muito na agenda de uma gulosa.

Temos três respostas para a cena de enunciação desse texto;

. a cena de ununciação é a de umanúncio publicitário ( tipo de discurso);
. a cena de enunciação é a de um anuncio de produtos para emagrecer, numa revista feminna (gênero de discurso);

. a cena de ununciação é a de uma conversaao telefone em que, do escritório, uma mulher, vestindo um terninho, fala com uma pessoa conhecida.

Falaremos de cena englobante para nos referirmos ao primeiro caso; com relação ao segundo,flaremos de cena genérica, e com relação ao terceiro, de cenografia.

A cena englobante é a que corresponde ao tipo de discurso.
Dizer que a cena de enunciação de um enunciado político é a cenaenglobante política, ou que a cena de um enunciado filosófico é a cena englobante filosófica etc. É insuficiente: um co-enunciador não está tratando com o político ou com o filosófico em geral, mas sim comgêneros de discurso particulares. Cada gênero de discurso define seus próprios papéis: num panfleto de campanha eleitoral, trata-se de um “candidato” dirigindo-se a seus “eleitores”; numa sala de...
tracking img