Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

DISCIPLINA: HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA- FCH 19







FICHAMENTO

➢ MAYER, Arno J. A Força da Tradição A Persistênciado Antigo Regime (1848-1914).

Especializado em História Europeia do século XX, Arno J. Mayer, professor da universidade de Princeton (EUA) no livro A Força da Tradição A Persistência do AntigoRegime (1848-1914), busca iluminar o desenrolar das classes dominantes e em ascensão em um momento decisivo do período de revolução industrial, percebendo as descontinuidades e permanências pertinentes,com forte tendência a história social.

No capitulo dois, denominado Classes Dominantes a Burguesia se Inclina, tem como objetivo discutir sobre a burguesia europeia no período anunciado notitulo da obra, com principal consideração aos elementos econômicos, social e cultural. De inicio a analise o autor afirma que as nobrezas do período pós-feudalismo eram diretamente dependentes dosbenefícios nobilitários dispensados pelos monarcas, pois as titulações e honrarias contribuíam para que fosse ampliado o numero de nobres, estes por sua vez, através de alianças familiaresaristocratizavam-se. Longe de representar um grupo homogêneo a nobreza formava-se de titulações em ordens de valor diversificadas. Mesmo existindo a possibilidade de alcançar prestigio os mecanismos capazes depromover a ascensão ás mais altas posições permaneciam parcos, de forma a manter um numero constante de famílias a considerarem-se parte da chamada “venerável elite”.

A complexidade envolvendo acadeia de posições dentro da nobreza encontrava reforço nos elementos de diferenciação de graus menores não hereditários a exemplo dos títulos e ordens honoríficas diversificadas, por vezes referentesaludindo a elementos religiosos. O constante desejo em fazer parte da nobreza estabelecida no Antigo Regime fez-se presente entre os burgueses a ponto de inviabilizar o surgimento de uma nova classe...
tracking img