Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRIORE, Mary Lucy Murray. Retrato da América quando jovem. Imagens e representações sobre o Novo Continente entre os séculos XVI e XVIII, p. 03-13

Retrato da América quando jovem. Imagens e representações sobre o Novo Continente entre os séculos XVI e XVIII

(...) podemos, de início, identificar imagens da América como uma passagem para o Oriente grande preocupação do século XVI - caminho,portanto, para a fonte de sonhadas riquezas referidas ao Eldorado. Esta imagem ligava-se a outra, igualmente cara ao Renascimento. (p. 3)

“Os homens se interessavam muito pouco pela forma verdadeira da terra, enquanto a Igreja Católica incentivava os cartógrafos a retratarem-na como expressão artística e contemplativa de suas próprias ideias”. (p.4)
Estão ligadas ao desenvolvimento docomércio da época e à evolução de conhecimentos técnicos, como a descoberta da bússola, da orientação de ventos e correntes, o aperfeiçoamento da navegação marítima e a introdução de novos tipos de barcos, nos quais os marinheiros tinham mais esperanças de voltar ao porto (p. 04)

A multiplicação de civilizações exóticas conhecidas incentivou, todavia, analogias, e nelas, o sentido de contrastes, àsvezes críticos, sobre temas comparativos como as representações antropomórficos ou as correspondências estabelecidas entre os ciclos históricos do Velho e do Novo Mundo. (p. 04)
“A América, como os outros continentes, surge personificada como uma mulher vestida de atributos e acompanhada de animais característicos do Novo Mundo”. (p. 06)
“A seus pés jaz um tesouro, guardado por um jacaré, umatartaruga, um tatu e papagaios. Suas armas são um arco, aljava e flechas”. (p. 06)

“Antes que a América fosse descoberta, existia, contudo, um outro tipo de imagem e estampa de tema alegórico que representava as quatro estações, os quatro humores, as quatro virtudes cardeais”. (p. 06)
“A visão de mundo passada através destas imagens e de outras tantas fundamenta- se num elogio ao presente e ao seuvalor civilizacional”. (p. 07)
A iconografia nos mapas modernos coloca-se, assim, a serviço da legitimação moral de assuntos profanos, bem como dos dogmas cristãos. O não cristão apresenta-se seminu para ser catequizado; o muçulmano, com cimitarra e turbante, devia ser convertido. (p. 08)
A América e os americanos: “joias maravilhosas feitas de astros e éter”?
Depois da descoberta do NovoMundo, a Europa, identificada com o cristianismo, representava-se como o continente detentor de um formidável poder geopolítico em face da Ásia, da África e da América. A questão mais contundente a ser observada nas vinhetas alegóricas é a de como a cristandade ocidental se projetava e se representava nas suas relações com os outros continentes. (p. 08)
“Sempre apresentada de pé ou sentada, a Europaporta coroa, vestido longo, às vezes chapéu, coroa de Dores ou capacete. Seus instrumentos são o cetro, a comucópia da abundância, a esfera e a cruz, um touro e armas”. (p. 08)
A Ásia mostra-se de pé, com vestido, chapéu/turbante, trazendo nas mãos ramos de canela ou pimenta, turíbulo com especiarias, e acompanhada por um camelo. Seminua, vestida com um drapeado ou uma saia, aparece a África. Oraporta um guarda-sol, ora um ramo, e está sempre secundada por crocodilos, elefantes ou leões. Sua posição é sentada ou deitada. Quase sempre deitada, com a cabeça ornada de penas, trazendo sobre o Corpo nu apenas um saiote e carregando um arco, flechas, uma maça, tendo aos pés um tatu ou um jacaré, apresenta-se a América. (p. 08-09)

“Alongada ou deitada encontra-se a cultura consideradaprimitiva, ou seja: a América. De, pé, as civilizadas Ásia e África; espiritualizada e reinante, símbolo da hegemonia geopolítica, a Europa”. (p. 09)

Esta constitui-se num elemento emblemático distintivo de uma hegemonia cultural entre os povos representados. Em contraste com os vestidos luxuosos da Europa, ou sofisticados da Ásia, a América veste-se com plumas ou penas que a remetem ao aspecto...
tracking img