Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os portugueses trouxeram para o Brasil, algumas regras para definir público e privado, a fim de localizar equipamentos para separar as terras particulares doadas hierarquicamente aos pioneiros dasindispensáveis ao atendimento de necessidades coletivas. No final do século passado, as cidades no Brasil eram raridades. Quase todos viviam fora delas. Com a abolição da escravatura e o advento daRepública, surgem novos ideais e novas necessidades. Deseja –se uma outra ordem e, para implanta-la e preserva-la, as cidades são imprescindíveis.

Se já havia contradições nas colônias, elas sóaumentaram com o uso funcional das cidades como impulsionadoras do desenvolvimento e sedes do capitalismo à brasileira. O Rio de Janeiro é um bom exemplo de modelo urbano. As propostas de desenvolvimento apartir do século XIX apontam uma trajetória retilínea, cheia de determinação que passa pelas cidades. É um tempo em que tradições antigas estão sendo superadas, enquanto são propostos novos modelos dearticulação da sociedade.

No país, marcado desde as origens por diferenças sociais rígidas, igualdades e direitos do indivíduo surgem como parâmetros desnorteantes. Para os pobres do fim do séculoXIX, a vinda para a cidade representa a possibilidade de entrar, de repente, em outro mundo. Hoje tudo se inverteu: é a minoria que não está em grandes cidades.

Em torno das grandes cidades vai secompondo um estranho padrão morfológico de ocupações distintas do solo. A pesar de servirem aos mesmos usuários e de tangenciarem, conjuntos e loteamentos falam linguagens opostas. Em vez dediversidade, o que há é confusão e indefinição do espaço. Os urbanistas praticantes de teorias sempre tiveram as questões relativas ao uso e ao mercado como fundamentais nos espaços urbanos. Só que, a despeitodo acentuado positivismo, lidavam com repertórios simbólicos.

O capitalismo em versão brasileira gerou uma quantidade incalculável de problemas paras as cidades. Empurrou para elas multidões...
tracking img