Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE DESPORTOS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICATeoria e Metodologia do Voleibol.
Carine Collet.

Acadêmico: Matheus dos Santos Andriolli.
Data da elaboração: 20/11/11.

ReferênciaBibliográfica:
MESQUITA, I. O ensino do Voleibol. Proposta Metodológica. In: Graça A., Oliveira. J. O Ensino dos Jogos Desportivos. 3ª Edição. Pp. 157-203.

Fichamento Bibliográfico:
O texto levaao leitor sugestões de ensino do desporto voleibol, apresentando introdução e atividades práticas que podem ser utilizadas nas aulas. Inicialmente Mesquita aborda a caracterização do jogo de voleibolenquanto desporto coleivo, citando alguns autores como Teodorescu (1984) e Meinel & Schnabel (1984), bem como as especificidades deste desporto e seu caráter formativo-educativo.
Mesquitaaborda também as dificuldades ligadas à aprendizagem do voleibol, tendo como partida a zona de contato com a bola, pois a maioria deles são fora da zona familiar de manipulação dos objetos, o planomédio, e dentro dos planos superior e inferior. Bento (1986) destaca algumas das exigências que mais dificultam a realização dos procedimentos técnicos, específicos do voleibol: Adoção de uma atitude baseou posição fundamental; Controle das cinturas pélvica e escapular; a regulação e independência do segmentarao nível dos membros superiores; amplitude e flexibilidade na execução dos procedimentostécnicos; sequência cíclica das ações de deslocamento e de contato com a bola.
Outro ponto de grande importância destacado por Mesquita no texto é que o jogo deve estar presente em todas as etapas deaprendizagem do voleibol ressaltando seu papel pedagógico de possibilitar a obtenção de prazer e êxito. A prática do jogo formal (modelo 6x6) ao nível da iniciação se estabelece como inadequada por...
tracking img