Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Métodos para a produção do conhecimento Profa. Vilma Moreira Ferreira

Leitura, fichamento e documentação O estudante universitário precisa estudar muito e saber organizar seus estudos de modo que possa realizar os trabalhos usuais acadêmicos que são exigidos pelos professores, seguindo as exigências e o rigor científico. Para Severino (2002), nesta nova fase, o aluno precisa se conscientizarque o bom resultado do processo de aprendizagem dependerá de seus esforços e dedicação. Será necessário desenvolver autonomia na efetivação da aprendizagem. Além disso, diante das exigências para o aprofundamento da vida científica, cabe ao estudante desenvolver uma postura de autoatividade didática que deverá ser crítica e rigorosa. Isso porque:
A formação universitária acarreta quase sempreatividades práticas, de laboratório ou de campo, culminando no fornecimento de algumas habilidades profissionais próprias de cada área. Naturalmente, as várias áreas exigem, umas mais, outras menos, essa prática profissional. Contudo, antes de aí chegar, faz-se necessário um embasamento teórico pelo qual responde, fundamentalmente, o ensino superior. Essa fundamentação teórica das ciências, das artese das técnicas é justificativa essencial desse nível de ensino. E é por aí que se inicia a tarefa de aprendizagem na universidade (SEVERINO, 2002, p. 24).

Para que o estudante possa atender as tarefas solicitadas, deverá não apenas utilizar o material didático de forma apropriada, mas explorá-lo de forma adequada. Para que isso possa acontecer, precisará investir na aquisição de livros paraformar sua biblioteca pessoal, fazer uso dos materiais de apoio e de estudo, tais como: livros, revistas e jornais científicos, documentos eletrônicos como vídeos que estão disponíveis para consulta na biblioteca da instituição, realizar empréstimos de livros que constam do acervo da biblioteca e que fazem parte da bibliografia de cada disciplina que cursará. Além da biblioteca de sua instituição, oestudante necessitará acessar as produções científicas nacionais e internacionais que, sem dúvida, contribuirão para a formação específica do estudante e para a construção de seu conhecimento científico, desde que ele se comprometa a buscar as informações necessárias para as pesquisas a que se propõe estudar e realizar. Com o advento da internet, as

produções científicas podem ser acessadasnas bibliotecas virtuais das instituições de ensino superior, como por exemplo: a BVS - Biblioteca Virtual em Saúde, ou de instituições de ensino e pesquisa, como a ERIC – Education Resources Information Center e o Portal Periódico Capes. O estudante também precisará participar de eventos como congressos, jornadas científicas, semanas, fóruns e simpósios que contribuirão para a construção de seuconhecimento.

Leitura para a realização dos trabalhos acadêmicos usuais Para que possamos realizá-lo com qualidade, há a necessidade de executarmos as atividades de leitura e de anotação das informações científicas encontradas nas fontes pesquisadas e dos comentários acerca de tudo que é anotado. A leitura dos materiais bibliográficos é essencial para nos ajudar a problematizar o tema. Mas paraque haja eficácia nos estudos, é necessário organizar as informações. Para elaboração e execução da pesquisa científica, a leitura é essencial. Isso porque é também pela leitura que entramos em contato com outras pesquisas e com os resultados e conclusões destas sobre o tema que estudamos e/ou pretendemos estudar. Lembre-se de que somos dotados das categorias sensíveis e metassensíveis(BARROS;LEHFELD, 2000), categorias que constituem a nossa natureza e que devido a elas podemos construir nosso conhecimento pelas experiências vivenciadas e guardadas e por informações mais aprofundadas que vamos construindo ao longo de nossas vidas. Quando produzimos atividades na esfera científica, a leitura de materiais específicos da área de estudo - como livros, manuais, tratados, atlas especializados,...
tracking img