Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SCORSOLINI-COMIN, F.; SOUZA, L.V. e SANTOS, M.A. Tornar-se psicólogo: experiência de estágio de Psico-oncologia em equipe multiprofissional de saúde. Rev. bras. orientação prof v.9 n.2. São Paulo.Dez. 2008. Disponível em: http://pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/rbop/v9n2/v9n2a10.pdf Acessado em 15 de Março de 2012.


O artigo traz como foco de discussão a construção da identidade profissional dealunos do curso de Psicologia do quinto ano junto a pacientes que foram submetidas à mastectomia, trazendo a possibilidade de conhecimento de novas formas de intervenção, na tentativa de surgirprofissionais menos estereotipados, preocupados com a realidade e a integralidade do paciente.


Citações principais do texto:

“... o Brasil classifica-se entre os países com maior incidência de câncerde mama em todo o mundo. Os dados epidemiológicos que estão disponíveis atualmente permitem considerar o câncer como um problema de saúde pública no Brasil.” (Pág.06)

“... com o avanço dodiagnóstico precoce do câncer de mama[...] a necessidade da mastectomia deixou de ser um imperativo, podendo ser retirada apenas a área afetada, proporcionando à mulher a preservação de um órgão de grandeimportância para a sua feminilidade.” (Pág. 07)

“... para que os profissionais de saúde possam lidar com essa problemática, é preciso que haja, além do entendimento da dimensão psicológica, umacompreensão sócio-antropológica do contexto e da situação social em que se encontra o sujeito da doença.” (Pág. 07)

“Quando o psicólogo passa a trabalhar no campo da saúde, especificamente nas instituiçõespúblicas, ele se depara com uma clientela e com um tipo de demanda que difere substancialmente da que ele atende na clínica privada.” (Pág.09)

“O estagiário de Psicologia se vê diante de problemasque extrapolam o domínio clínico, referentes às condições de vida da população[...] não é raro o psicólogo receber uma justificativa de falta ao atendimento por questões como acesso a transporte,...
tracking img