Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Carta dedicatória

Ao filho de Piero De Medici.
* As pessoas como forma de agradar o Príncipe, lhe o ofereciam o que tinham de mais precioso, desta forma Maquiavel ofereceu ao príncipe Lorenzo2, uma carta que revolucionou sua forma de agir .
Não encontrando nada em sua propriedade que ele denomina digno de um presente ao príncipe, Maquiavel considerou sua carta o melhor presente, pois,segundo ele não teria presente melhor que o conhecimento a faculdade de entender em muito pouco tempo o que ele levou muitos anos para aprender, escreveu em linguagem acessível para que realmente ouves se entendimento da parte do príncipe. Deixou bem claro que não quis ser presunçoso ao discutir citar regras para sua conduta. “Para conhecer bem a natureza do povo é preciso ser Príncipe, e paraconhecer melhor a natureza do príncipe é preciso ser do povo.”

Capitulo1 Os Vários tipos de Estados, e como são instituídos.
* Todos os estados que já existiram ou que ainda existem ou são republicas ou principados. Quando são principados ou são hereditários, ou os governantes já estão na mesma linhagem por muitos anos. Os súditos dos domínios ou eles já estavam juntos ao Príncipe anterior,ou eram de estados livres , e eram ingressados nas forças armadas do Príncipe, quando não viviam pela força do seu próprio valor ou sorte .
Capitulo 2
As Monarquias hereditárias
* Em analise Maquiavel conclui que a dificuldade de se manter Estados herdados onde os súditos são habituados com a mesma linhagem o risco de perder seu reinado é muito menor do que se estivesse surgindo uma novamonarquia, basta evitar infringir seus costumes tradicionais e saber se adaptar a situações imprevistas. De modo que o Príncipe tem que ser o mais querido entre os súditos, e não ter defeitos que o torne odiado.
Capitulo 3
As monarquias mistas
* Os homens trocam de governantes com uma facilidade muito grande, visando uma melhoria e levantam as armas contra os atuais, e não enxergam queestão cometendo um grande engano porque sempre acaba ficando pior. Sendo que a forma de tratamento do governante para com seus súditos sempre acaba gerando uma revolta e criando inimigos. O mesmo não poderá manter amizade dos que o ajudaram a conquistar o território, pois, eles não o viram com os mesmo olhos. O príncipe não pode aplicar medidas severas contra estes devido ao compromisso que assumiu.Por esse motivo o príncipe sempre contara com ajuda dos habitantes de um território para poder dominá-lo, por mais poderoso que seja seu exercito.
É bem verdade que um território depois de ser conquistados uma vez poderá ser reconquistado novamente com muito mais facilidade. A própria rebelião monarca faz com que se sinta mais inclinado a fortalecer sua posição como príncipe. De forma que acabampunindo os que se rebelam desmascarando os suspeitos, e estudando seus pontos fracos. Primeiro passo para dominar um território é observar se falam a mesma língua e se não falam analisar se os costumes são semelhantes,e são da mesma região e acostumados com a liberdade.O Segundo Passo é extinguir a linhagem de os governantes antigos; manter os costumes da população, fazer modificação das leis,manterem os tributos. Más quando se conquista um domínio com língua e costume diferente é bem mais complicado.
Um dos meios mais seguros para o governante se fixar na província é tornar-la sua residência, isto tornará seu domínio mais estável e durável. Estando presente o mesmo pode acompanhar mais de perto e corrigir os defeitos rapidamente. De forma que vivendo longe ele só terá noticia quando assituações forem irremediáveis.
Tendo vivencia e tornando acessível seu contato direto com a população, podendo ouvir suas reclamações e assim ser amado por todos e os que tiverem posição contraria , terão mais motivos para temê-lo. Outro remédio consiste em formar colônias em um ou em mais lugares estratégicos na província, será necessário fazer isso ou manter um forte exercito ali.
As...
tracking img