Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Influências Filosóficas nas Abordagens:
• Psicanálise
A trajetória e historia da psicanálise está indissociavelmente ligada à vida de Freud. A teoria criada por ele em Viena no início do século XX se difundiu por inúmeras áreas do saber, e seus termos circulam até mesmo em conversas coloquiais.
Segundo pesquisas publicadas pelo autor Wilhelm W. Hemecker (1955) formado em filosofia,germanística, teologia e doutor em filosofia, sua conclusão a respeito das influências filosóficas sofridas por Freud é a de que houve uma influência direta de uma psicologia orientada na filosofia de Johann Friedrich Herbart (1776-1841) nos fundamentos da psicanálise e que se a virmos dentro dessa perspectiva, será possível pensarmos para a psicanálise uma "outra classificação lógico-científica." Para tanto,salienta Hemecker, basta que a consideremos naquilo que ela é, e a psicanálise para ele "é em essência filosofia", ou psicologia filosófica.
Hemecker fala em seu livro sobre uma pesquisa histórico-filosófica da psicanálise de Freud, deixando claro que tudo aquilo que é fundamento psicológico da psicanálise pode ser desprendido da psicologia herbatiana.
Em várias passagens de sua obra, dizHemecker, Freud fez indicações claras acerca dos caminhos para o estudo do surgimento e desenvolvimento da psicanálise e de sua formação intelectual. Assim, ele afirma que a história da psicanálise deve começar pela "descrição das influências que presidiram sua gênese", e que não poderiam ser esquecidos "o tempo e as condições de sua criação". Mas, em outras vezes, acrescenta o autor, quando trata deprecisar tais influencias, Freud omite uma parte considerável delas, como ocorre em sua Autobiografia, que por indicar apenas as influências de grandes nomes das ciências naturais e da medicina (Breuer, Charcot, Bernheim, Goethe, Darwin, Brüeke e Meynert), é considerada como uma "obra prima da arte do ocultamento". O que Freud oculta sistematicamente, salienta Hemecker, é a sua própria experiênciapessoal com a filosofia e a psicologia filosófica correntes na Viena em que realizou sua formação intelectual.
O Freud aluno do Gymnasium recebeu da psicologia de Adolf Lindner (1828-1887), elaborada no espírito de Herbart, seu "primeiro olhar mais profundo”.
Nos seus primeiros anos como estudante de medicina, Freud se ocupou intensivamente com filosofia. Isto pode ser demonstrado através daanálise de seu"histórico escolar" em conjunto com passagens significativas de sua correspondência pessoal. Freud estudou com Franz Brentano (1848-1917) durante quatro semestres (1874/1876). Assistiu a um curso sobre lógica (1875) e a um curso sobre a filosofia de Aristóteles (1876). Assistiu ainda aos seminários de leitura, interpretação e resenha de escritos filosóficos escolhidos. Através de suacorrespondência com seu amigo de juventude, Eduard Silberstein, ficamos sabendo que o interesse de Freud pela psicologia de Brentano chegou mesmo a levá-lo a decisão de lazer um doutorado sob a orientação de Brentano.
A análise de Hemecker mostra que a relação entre Freud e Brentano foi o encontro mais intensivo de Freud com a filosofia, mas que também não foi o encontro filosófico maissignificativo para a origem da psicanálise. A influência de Brentano teria sido mesmo impeditiva do surgimento da psicanálise, pois Brentano discorda de pontos fundamentais da psicologia de Herbart como, por exemplo, o conceito de "consciência inconsciente”.
De acordo com Hemecker, a doutrina da psicologia empírica de Herbart não foi deduzida a partir das proposições doutrinárias da teoria da autoconsciênciae de seus princípios metafísicos subjacentes, mas foi formulada em cima dos fatos da consciência comum. Sua orientação empírica busca as experiências usuais e os fatos da consciência comum. Nesse sentido, diz Hemecker, a psicanálise seria sua herdeira, e como fundamento do que está a afirmar, nos oferece a seguinte passagem de Herbart a respeito das matérias de interesse da psicologia:...
tracking img