Fichamento “A descida aos infernos” e “A colmeia popular” do livro de Maria Stella Martins Bresciani

724 palavras 3 páginas
Este fichamento foi feito baseado nos capítulos “A descida aos infernos” e “A colmeia popular” do livro de Maria Stella Martins Bresciani. A autora graduou-se em História pela Universidade de São Paulo, tem doutorado em História Social pela mesma instituição e é professora fundadora dos cursos de graduação e pós-graduação de História da UNICAMP.
O título do capítulo “A descida aos infernos” relata a situação da capital inglesa, Londres, na metade do século XIX. Com a intensa industrialização ocorrente, a cidade atraiu milhares de imigrantes que contribuíram para o crescimento da população de operários e com isso, Londres passou a ser vista de outro modo.
O intenso fluxo de imigrantes adentrando a capital inglesa em um curto período de tempo, provocou o surgimento de problemas de infraestrutura e emprego, além do aumento da poluição causada pelas indústrias presentes na cidade.
Essa situação que Londres passou a sofrer vale-se da crise que as indústrias mais tradicionais da cidade passaram na metade do século XIX, no qual milhares de estrangeiros que vieram em busca de empregos e melhores condições de vida, se depararam com um grande nível de desemprego e exploração dos trabalhadores.
Em virtude de todos esses problemas, Londres começou a sofrer com as revoltas dessa população de desempregados, que em algumas partes da cidade começaram a saquear e depredar casas e comércios. A paisagem mudou assustadoramente nesse período, além das casas mal planejadas e a poluição eminente, a figura da população também mudou, o londrino passou a ter um aspecto pálido, melancólico e magro.
Dessa forma, a população (de maioria desempregados) começou a planejar rebeliões em busca de emprego e melhores condições de trabalho e vida.
O capítulo “A colmeia popular” inicia descrevendo o East End, um bairro de Londres, com uma população tão grande quanto a de Berlim, Viena, São Petersburgo ou Filadélfia. O bairro tem como característica ruas estreitas e irregulares, impróprias para a

Relacionados