Fichamento " Ética Protestante e o Espirito doCapitalista "

692 palavras 3 páginas
1. Indicação bibliográfica:
WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2013.

2. Resumo No livro "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo" o autor Max weber fala claramente sobre a reforma protestante para formar o capitalismo moderno, e mostra o surgimento de um modus operandi (é uma expressão em latim que significa "modo de operação". Que é operar ou executar uma atividade seguindo sempre os mesmo procedimentos que esses procedimentos são como se fossem códigos.
No entanto, a busca pelo ganho, pelo lucro, não é exclusividade do capitalismo, é anterior a ele e comum à toda sorte de condições humanas. Neste sentido, Max Weber define a especificidade da ação econômica capitalista como “aquela que repousa na expectativa de lucros pela utilização das oportunidades de troca” (p. 26).
O mundo era dominado pela religião católica, ou seja o catolicismo era o "poder maior". Para os católicos eles poderiam ser salvos através de uma confissão e sem contar das presenças obrigatórias aos cultos. Como os católicos não pensavam em usar os dinheiros em lazer a acumulação de bens não encontrou caminhos amplos, e permaneceu adormecida. Para Weber o "Espírito Do Capitalismo" era nada mais nada menos do que trabalhar pouco e ganhar muito conhecido como "tradicionalismo" o tradicionalismo está presente quando os trabalhadores preferem trabalhar menos e ganhar mais; sem contar que durante o trabalho buscam o máximo de conforto e o mínimo de esforço. Vale lembrar que a etimologia da palavra "trabalho" é "tripalium" correspondente a um instrumento de tortura.
“Não o trabalho em si, mas o trabalho profissional racional, é isso exatamente que Deus exige.” (pág. 147) A ética protestante é procedente por sua natureza. . Uma profissão conveniente com a vontade de Deus, além de ser útil acaba sendo importante para a capacidade de gerar lucro econômico privado.

3. Citações

"Alguém que seja produto da moderna

Relacionados