Fichamento O Universo das Imagens T cnicas Vil m Flusser

8632 palavras 35 páginas
Fichamento
O Universo das Imagens Técnicas
Vilém Flusser

Capitulo 0 – Advertência

Pág. 9
É quase certo que as imagens técnicas concentrarão os interesses existenciais dos homens futuros.

Capitulo 1 – Abstrair

Pág. 11

Revolução cultural [...] é a revolução das imagens técnicas em nosso torno. Fotografias, filmes, imagens de TV, de vídeo e dos terminais de computador assumem o papel de portadores de informação outrora desempenhado por textos lineares.
O mundo não se apresenta mais enquanto linha, processo, acontecimento, mas enquanto plano, cena, contexto – como era o caso na pré-história e como ainda é o caso para iletrados.

Pág. 12

A situação nova, pós-histórica, sucessora da historia e da escrita.
As imagens tradicionais são superfícies abstraídas de volumes, enquanto as imagens técnicas são superfícies construídas com pontos.

Pág. 17

A imagem tradicional é produzida por gesto que abstrai a profundidade da circunstancia, isto é, por gesto que vai do concreto rumo ao abstrato. A tecno-imagem é produzida por gesto que reagrupa pontos para formarem superfícies, isto é, por gesto que vai do abstrato rumo ao concreto.

Pág. 18

Os olhos percebem apenas reflexos de superfícies, as quais as mãos “sabem” que podem ser enganosas. Com esse movimento para trás, o futuro produtor de imagens penetra a duvida quanto à realidade do mundo objetivo.
Tal mundivisão cênica deve servir de modelo para a futura manipulação do mundo. O mundo deve ser “informado” segundo tal multidividência, segundo tal “ideologia”. Mas toda a mundivisão é fugaz, sujeita ao esquecimento, e portanto não merecedora de confiança enquanto modelo. E, por ainda, toda mundivisão é privada e inacessível a outros. O desafio lançado ao futuro produtor de imagens é o de fixar sua mundivisão, e o de torna-la publicamente acessível, a fim de que possa servir de mapa.

Pág. 19

Toda imagem produzida se insere necessariamente na correnteza das imagens de determinada sociedade, porque toda imagem é

Relacionados