Fichamento "o segredo da toyota"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Ao invés de apenas comparar a Toyota com outras montadoras importantes, o autor David Magee, surpreendeu- se ao conhecer a Toyota, suas filosofias, seus princípios e seu sistema de produção. Por isso, dedicou-se a escrita de uma obra baseada em pesquisas e contatos com os próprios funcionários dessa grande montadora, o resultado foi a revelação de preciosas características que forama ainda são responsáveis pelo sucesso da Toyota.

MAGEE, David: O SEGREDO DA TOYOTA: Liçoes de Liderança da Maior Fabricante de Automoveis do Mundo. Trad. Bruno Alexander. Ed. Campus / Elsevier, 2008, 1ª Edição.
Capitulo 1: Dedique-se as atividades certas.

“Gerentes que desejam seguir o exemplo de sucesso da Toyota devem ir alem de seu sistema de produção.”

Pag. 5

Esquecer o processomecanizado e metódico aplicado quase sempre na maioria das empresas. Inovar acima de tudo e buscar um processo que se adéqüe as mudanças constantes de mercado e as necessidades profissionais das pessoas.

“A forma de lidar com seus novos funcionários é tão importante para o sucesso final da empresa quanto seu modo de controlar o fluxo de peças na fabrica [...] O segredo do sucesso da Toyota nãoesta em nenhuma dessas áreas, mas no modo de lidar com seu negocio como um todo, fundamentado no respeito ao próximo.”

Pag. 5 e 6

As atividades da Toyota em todos os setores da montadora são muito importantes, portanto, o bom desempenho dessas tarefas é dado pelo comprometimento e participação dos trabalhadores, que são influenciados pela motivação, valorização, reconhecimento e respeito.“Sakichi Toyoda viu que aquele mecanismo rudimentar comprometia o bem-estar físico das mulheres e começou a pensar em alternativas de facilitar o trabalho de tecelagem. Inventor autodidata, Toyoda aperfeiçoou aquele tear e desenvolveu um que dava para operar só com uma mão, o que facilitava muito a tecelagem [...] Sakichi Toyoda observou que seus teares manuais poderiam ser aperfeiçoados aindamais por meio da mecanização [...] e criou o primeiro tear automático do Japão [...] os dispositivos mecânicos complexos muitas vezes interrompiam o fluxo de trabalho nas fabricas, fios partidos colocavam a perder todo o processo e tecelagem e a troca de carretéis gerava um tempo de paralisação excessivo [...] Sakichi Toyoda acreditava que podia fazer melhor e que os trabalhadores mereciam essamelhoria”

Pag. 6 e 7

O pioneiro no desenvolvimento de teares Sakichi Toyoda percebeu que os primeiros equipamentos não proporcionavam um ambiente de trabalho favorável. E foi pensando na melhoria dessas condições para as pessoas que ele buscou se aperfeiçoar na produção de equipamentos que tornasse o ambiente mais confortável e saudável para os colaboradores. Sua determinação era tão grande queele resolveu estudar mais sobre teares e para isso foi para Europa, onde a tecnologia era mais desenvolvida. Sakichi colocou como prioridade o bem-estar dos funcionários, algo muito valorizado pelas pessoas que buscam praticar a segurança e saúde no trabalho.

“Sakichi Toyoda já tinha um nome em seu país. Ganhava tanto dinheiro que poderia muito bem ter deixado suas invenções como estavam erelegar seus empregados a labuta dos teares existentes. Mas não, continuou inovando [...] Seu principio fundamental para cada nova geração de teares era reduzir o desperdício de material e o movimento humano desnecessário por intermédio da mecanização.”

Pag. 8

Sakichi poderia ter se acomodado com o reconhecimento e o dinheiro que já havia conquistado. Porém continuou sua busca por equipamentoscada vez mais modernos, mais uma vez pensando na melhoria da qualidade de vida dos funcionários e também em uma característica marcante do Sistema Toyota de Produção, que é a redução do desperdício. O objetivo é produzir somente com os recursos necessários e reduzir os custos.

“Mas Sakichi Toyoda também estava determinado a melhorar o potencial e a qualidade de suas ferramentas”

Pag. 8...
tracking img