Fichamento o processo da comunicação david k. berlo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BERLO, DAVID K. O processo da Comunicação, Introdução á teoria e à prática. 7ºed. São Paulo. Martins Fontes. 1991, 296p.

Capitulo quatro – Aprendizagem, A comunicação no contexto pessoal
Para que possamos entender o processo de comunicação, precisamos primeiro entender o comportamento humano. O mesmo método para entender sobre fonte, também nos servirá para compreender o receptor, pois sãosistemas correspondentes. ‘‘A análise do comportamento, segundo o ponto de vista da comunicação, aplica-se igualmente a fontes e receptores de comunicação’’(BERLO, DAVID K. 1991,p 79.) Conhecendo o comportamento humano, poderemos trabalhar cada individuo e suas características, para que ele possa ter uma pré-disposição maior a mensagem.
Estímulo e Resposta
Segundo David Berlo podemos definirestimulo como qualquer evento, sensação que o individuo pode perceber e resposta é qualquer resultado da presença do estimulo.
É preciso distinguir entre duas grandes categorias de comportamentos de resposta. Chamaremos uma delas de ‘‘resposta descobertas’’ e a outra de ‘‘respostas encobertas’’. A resposta descoberta é observável, perceptível, pública. A resposta encoberta é a que ocorre dentro doorganismo, não é prontamente observável ou perceptível, é íntima. (BERLO, DAVID K. 1991,p 81.)
Os significados de aprendizagem
Aprendizagem é a mudança na relação estável entre o estimulo e a resposta que o individuo percebe. ‘‘Se um individuo transfere a resposta que deu a um estímulo para outro estimulo diferente, diremos que ele aprendeu, e se um individuo começa a responder de formadiferente a um estimulo a que já tenha respondido antes, diremos que aprendeu.’’ (BERLO, DAVID K. 1991,p 82.). Nós como comunicadores precisamos atender os desejos do individuo, e muitas vezes nossos objetivos exigem aprendizagem por parte dos receptores. ‘‘O nosso propósito pode ser simplesmente selecionar um estimulo que tenha previamente motivado a resposta desejada, [...] precisamos entender oprocesso de aprendizagem para que saibamos como selecionar e apresentar a mensagem.’’ (BERLO, DAVID K. 1991,p 83.). Mas para que tudo isso funcione, precisamos conhecer o processo de aprendizagem
O processo de Aprendizagem
Estimulo se caracteriza por qualquer coisa que o organismo pode perceber, sendo assim ele precisa ser apresentado para que haja a resposta. Assim o estimulo é o primeiro passo naaprendizagem, mas não precisa necessariamente aprender para que haja uma resposta. Para que haja aprendizagem ou seja para que o comportamento do individuo mude em relação ao estimulo apresentado, a relação original precisa ser rompida. É preciso que a resposta se torne habitual, para que o individuo a possa reconhecer facilmente. Dizemos que quando há a criação do habito, ela de determina pelarecompensa, porque quando já temos o habito de certa reposta deixamos de interpretar o estimulo, começamos a responder sem entender, apenas pela força do habito. Como grande parte do comportamento humano é habitual, precisamos quebrar certas regras e estabelecer outras. (BERLO, DAVID K. 1991)
Determinando da Força do Habito
Para que uma resposta se torne habitual, ela precisa ser recompensada, e omais breve possível, pois assim ela se fortalecerá e passará a ser uma resposta rápida ao estimulo.
A missão fundamental da propaganda é levar pessoas à resposta experimental. A propaganda procura estruturar nossas percepções das possíveis recompensas a serem obtidas com o uso do produto.Em comunicação, as conexões estimulo-resposta podem ser fortalecidas ou enfraquecidas pelo emprego doprincipio da repetição, da freqüência. A qualquer tempo, cada um de nós geralmente tem à disposição uma série de estímulos que podem ser percebidos. Se uma fonte de comunicação é capaz de isolar o receptor , essa fonte pode aumentar as possibilidades de que o receptor atenda a sua mensagem em lugar de as outras mensagens. (BERLO, DAVID K. 1991.pg 90,91)
Para que uma resposta seja mantida, ela...
tracking img