Fichamento - o príncipe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Teoria Geral do Estado e Ciência Política
Professora Júlia Moretto Amâncio
Marilene Petruci dos Reis Alves Pimenta – 201221363 Turma 27A

MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe: comentários de Napoleão Bonaparte. Tradução Edson Bini. 12. ed. São Paulo: Hemus, 1996. 216 p.

“Mas sendo minha intenção escrever algo útil para quem se dispõe a entendê-lo, pareceu-semais conveniente perseguir a verdade efetiva do que a sua idealização. Muitos imaginam repúblicas e principados que nunca foram vistos nem conhecidos no mundo real.” (MAQUIAVEL, 1996, p. 116). Esse realismo presente nas palavras de Nicolau Maquiavel provoca uma ruptura com a tradição clássica de pensar a política prescritiva e normativamente. Por possuir experiência como chanceler e tendo sidoincumbido da missão de instituir uma milícia nacional italiana, o pensador florentino tem um conhecimento empírico, pragmático, de modo que busca enxergar as coisas como elas são, desprovidas de qualquer abstração ou idealização.
Em virtude disso, suas ideias são frequentemente associadas às mais duvidosas doutrinas, controvérsias e teorias políticas e morais do nosso tempo. O termo “maquiavélico”tornou-se expressão corrente para designar pessoas inescrupulosas que visam a atingir seus objetivos sem se importar com os meios utilizados para tal. Atribuindo a máxima “os fins justificam os meios” ao pensamento maquiaveliano, principalmente ao interpretar a passagem “os meios serão sempre considerados honrosos e elogiados por todos, porque o vulgo atenta sempre para as aparências e o resultado”(MAQUIAVEL, 1996, p. 131), muitos leitores fazem uma leitura anacrônica de sua obra. Maquiavel escreveu O Príncipe em meio a uma Itália fragmentada, na qual a desordem e a instabilidade eram incontroláveis, de modo que dedicou este pequeno livro que escreveu em um curto espaço de tempo a Lourenço de Médici para aconselhá-lo acerca das atitudes que deveria tomar para restaurar a ordem na península.Assim, os fins que se visa a atingir são a estabilidade e o bem-comum, bem como a conservação do poder.
Para a consecução desse objetivo, Maquiavel ensina o príncipe a
(...) proteger-se dos inimigos, conquistar amigos, vencer mediante a força ou a fraude, fazer-se amar e temer pelo povo, fazer-se seguir e respeitar pelos soldados, destruir os que te possam ou devam causar dano, inovarsubstituindo os antigos costumes por novas regras, ser severo e grato, magnânimo e liberal, extinguir uma tropa desleal, criar uma nova, manter as amizades de reis e de príncipes, de modo que te devam beneficiar cortesmente ou atacar com respeito (...) (MAQUIAVEL, 1996, p. 80).
e defende o desejo de conquista como “coisa verdadeiramente natural e ordinária, e sempre que os homens capazes da conquista arealizam serão por isso louvados e não censurados.” (MAQUIAVEL, 1996, p. 57).
. E é importante observar que, embora faça uma distinção entre a moral individual e a moral política, Maquiavel não defende a tirania (muitos afirmam que ele é republicano, principalmente por ter escrito Os Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio, que alguns consideram sua verdadeira obra-prima), pois o tiranovisa à satisfação de interesses mesquinhos e medíocres e não ao fim último descrito anteriormente. E mesmo com todas as controvérsias acerca de sua obra, na qual faz uma análise crua da sociedade e ainda defende o laicismo na política, Napoleão Bonaparte, em alguns de seus comentários sobre o livro, o acusa de ser moralista.
Adentrando mais profundamente em sua obra mais famosa, vemos que ele ainicia dividindo todos os domínios que imperaram e imperam sobre os homens em repúblicas ou principados, os quais classifica em diferentes tipos e discorre sobre como mantê-los. Para isso, sempre cita exemplos de grandes governantes ao longo da história, pois esta é cíclica e possui um caráter educativo.

Principados hereditários

São os que possuem menores dificuldades para sua conservação,...
tracking img