FICHAMENTO O Pensamento Psicol Gico Em Socrates Plat O E Aristoteles

282 palavras 2 páginas
FICHAMENTO

Disciplina: História da Psicologia. Período: 2º Matutino. Data de Entrega: 16/03/2014. Prof.: .

TEXTO: O pensamento psicologico em Sócrates, Platão e Aristóteles (Livro: Psicologia - das raísez aos movimentos comteporaneos).
ALUNO (A):
PALAVRAS-CHAVE
CITAÇÃO
REFLEXÃO
Reflexão, autoconhecimento.
(...) “Para esse filósofo não existiria filosofia enquanto o ser humano não voltasse reflexivamente para si próprio.” p.13 § 3.
Sócrates acreditava que para chegar ao conhecimento, necessitaria primeiramente conhecer-se.
Jovens
(...). “Ao pensar juntamente com os jovens, Sócrates promovia o desenvolvimento da subjetividade e da crítica,” (...). p.14 § 5.
Sócrates fazia com que os jovens refletissem mais sobre a vida e os valores tidos como certos, para dessa forma vim a mudar a sociedade.
Dúvida, Reflexão, sabedoria. (...) “Só sei que nada sei é, exatamente, o início para a prática de seu método,” (...) p14 § 6.
Sócrates usava essa frase para fazer com que as pessoas revejam e refletissem sobre o que sabiam.
Cidade, Perfeição.
(...) “Platão propõe um modelo ideal de cidade,” (...) p.20 § 4.
Platão idealiza uma “cidade bela”, onde cada um teria uma função especifica.
Alma, conflito.
“O que ocorre, então, é um permanente conflito, pois a alma humana sofre entre a perspectiva da eternidade divina e as estimulações prazerosas da vida real,” (...) p.19 § 5.
Ele acreditava que nossa alma existia no mundo das idéias antes mesmo de vir habitar nosso corpo, mas no momento em que chega ao corpo esquece das idéias perfeitas.
Corpo, Alma.
(...). “Portanto, a alma não é entendida como uma substância angustiada, presa no corpo, lutando para se livrar dele para sempre a fim de poder retornar ao seu mundo” (...). p.22 § 2
Aristóteles acreditava que a alma e o corpo eram apenas um, dependiam totalmente do outro.

Relacionados