Fichamento "o estado" de george bordeau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Título da Obra – O Estado

Autor – George Bordeau

Unidade(s) de Leitura – Nascimento do Estado



1 – Tema discutido:

Em seu livro “O Estado”, no capítulo “O nascimento do Estado”, GeorgeBordeau analisa os antecedentes históricos que possibilitaram a formação do estado moderno, tendo em vista as mudanças ocorridas em âmbito social, cultural, religioso e político na passagem da IdadeMedia para a Idade Moderna.

O autor caracteriza os elementos fundamentais para a consolidação do estado – território, nação e soberania -, e explica como os problemas relacionados à segurança danação e à legitimidade e à duração dos novos governos foram sendo resolvidos ao longo do tempo.

Há ainda considerações a respeito dos novos estados nacionais, em especial as ex-colônias africanas,expondo as dificuldades de seus governantes em consolidar e legitimar seu poder.

2 – Ideias Centrais:

Bordeau escreve que, para a análise da formação do estado, é preciso ir além do mero estudo dosdados objetivos, levando em consideração as características psicológicas das sociedades que culminaram na formação do estado moderno.

Desta maneira, o autor analisa o estado de acordo com seuselementos fundamentais, são estes o território, a nação e a soberania.

O território diz respeito à unidade física a qual a determinada sociedade se encontra. Porém, a política de reunião de terras emsi só é válida se a unidade do espaço determinado no interior das fronteiras for concomitante à unidade psicológica da sociedade em que nele vive, pois assim o grupo verá no território um patrimôniocoletivo.

Com relação à nação, Bordeau afirma que “a nação depende mais do espírito do que da carne”, isto é, todo o passado, as tradições e as lembranças das provações em comum são importantes àmedida que moldam o futuro e levam à finalidade, que é o bem comum. O escritor francês ressalta ainda que o sentimento nacionalista tem sido um dos maiores desafios nos países criados recentemente,...
tracking img