Fichamento "o espirito do capitalismo"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do capitalismo. 2º edição revista.

FICHAMENTO
Capítulo 2- O espírito do capitalismo

O espírito do capitalismo só pode ser conceito na realidadehistórico.
Benjamin Franklin, por meio destas sentenças caracteriza o espírito do capitalismo:
“lembre-se que tempo é dinheiro.” (pág. 02)
“Lembre-se que o crédito é dinheiro.” (pág.02)
“Lembre-seque dinheiro é de natureza prolífica e geradora.O dinheiro pode gerar dinheiro, e seu produto gerar mais, e assim por diante.” (pág. 02)
“Não te permita pensar que tens de tudo que possuis, e viver deacordo com isso. Esse é um erro em que caem muito dos que têm crédito.” (pág. 03)
Para Kürnberger: ““Eles tiram sebo do gado e dinheiro dos homens”.A peculiaridade dessa filosofia da avareza pareceser ideal dos homens honestos,e de credito reconhecido, e acima de tudo, a idéia de dever que o individuo tem no sentido de aumentar o próprio capital, assumindo como um fim em si mesmo.[...]” (pág.04)
Para Jacob Fugger, o espírito do capitalismo é algo diferente do que é descrito por Franklin, para ele o dinheiro deve ser acumulado até se adquirir uma quantia suficiente, após isso, “[...]poderia deixar a chance para outros, [...]”.(pág. 04)
O discurso de Franklin é todo pautado na idéia de utilitarismo.” A honestidade é útil, pois assegura o crédito,e é assim com a pontualidade, com aindustrialidade,com a frugalidade,e essa é a razão pela qual são virtudes. [...]”(pág. 04)
“[...] Seu reconhecimento da utilidade da virtude a uma relação divina que queria encaminhá-lo ao caminho daretidão, mostra que algo mais que mera ornamentação de motivos puramente egocêntricos encontra-se envolvida envolvido.” (pág. 05)
“[...] O ganhar mais e mais dinheiro, combinado com o afastamentoestrito de todo prazer espontâneo de viver é, acima de tudo, completamente isento de qualquer mistura eudemonista, para não dizer hedonista; é pensado tão puramente como um fim em si mesmo, que do ponto...
tracking img