Fichamento: “o duplo negativo: uma nova sintaxe para a escultura”, texto de rosalind krauss.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO: “O DUPLO NEGATIVO: UMA NOVA SINTAXE PARA A ESCULTURA”, TEXTO DE ROSALIND KRAUSS.
Rosalind Krauss faz uma análise complexa e reflexiva sobre o modo que se deu a escultura modernainiciando sua abordagem por Richard Serra. O jovem escultor utiliza em seu filme “Mão agarrando chumbo” (de 1969) a repetição como forma de compor, utilizando-a no mesmo ano também em algumas de suasesculturas.
A intenção dos escultores minimalistas utilizando a repetição, antes de qualquer coisa, era fugir de uma composição que buscasse equilíbrio, primando por composições não relacionais e queescapasse de sistemas apriorísticos. Em 1964 Donald Judd fala sobre a qualidade da repetição, de onde se subtende que essa ordem tem significado por si só para propor a continuidade de uma coisa após aoutra, apenas. Krauss propõe que essa ideia de “uma coisa depois da outra” era uma forma de furtar-se a estabelecer relações, como se o modo de dispor e organizar os componentes da obra expulsasse qualquerpossibilidade de um “significado”.
Também como característica de artistas minimalistas surge a exploração de objetos encontrados ao acaso, utilizados como elementos de uma obra que se repete. Esseelemento ao acaso, aos quais nenhum tipo de conteúdo específico fora conferido, tem como fonte e interesse o ready made duchampiano (assim como pop art, que procurava através de imagens já altamentedifundidas mostrar a massificação da cultura popular capitalista). A influência do ready made aos minimalistas vem, portanto, considerando antes suas implicações estruturais do que suas implicaçõestemáticas. Daí, por exemplo, a ideia de utilizar elementos que não tenham sido criados pelos artistas, mas para algum outro uso na sociedade, confere a esses elementos uma obscuridade natural, como propõea autora.
Os minimalistas exploram ainda a produção em massa, garantindo que cada objeto tivesse tamanho e forma idêntica ao outro, impedindo qualquer relação hierárquica entre esses objetos.
O...
tracking img