Fichamento - o caso dos exploradores de caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FULLER, Lon L.. O caso dos exploradores de caverna. Porto Alegre: Fabris, 1976.

(pag.6) Presidente Truepenny, C.J. – Em princípios de maio do ano de 4299, os penetraram, em companhia de Roger Whetmore, à época também membro da Sociedade, no interior de uma caverna de rocha calcária [...]. Já bem distantes da entrada da caverna, ocorreu um desmoronamento de terra: pesados blocos de pedra foramprojetados de maneira a bloquear completamente a sua única abertura. Não voltando Whetmore e os acusados às suas casas, o secretário da Sociedade foi notificado pelas famílias dos acusados.

O trabalho de desobstrução foi interrompido diversas vezes por outros deslizamentos de terra, onde dez operários morreram.

[...] ficou também sabendo que não havia substâncias animal ou vegetal na cavernaque lhes permitisse subsistir, temeu-se que eles morressem de inanição [...]. No vigésimo dia a partir da ocorrência da avalancha soube-se que os explorados tinham levado consigo para a caverna um rádio [...]. Instalou-se um aparelho semelhante no acampamento estabelecendo a comunicação entre o acampamento e os homens no interior da montanha. Pediram estes que lhes informassem quanto tempo serianecessário para liberá-los.

(pag.7) [...] responderam que precisavam de pelo menos dez dias [...]. [...] os homens pediram para falar novamente com os médicos, [...] Whetmore, falando em seu próprio nome e em representação dos demais, indagou se eles seriam capazes de sobreviver por mais de dez dias se se alimentassem da carne de um dentre eles. O presidente da comissão respondeu, acontragosto, em sentido afirmativo. Whetmore inquiriu se seria aconselhável que tirassem a sorte para determinar qual dentre eles deveria ser sacrificado. Quando os homens foram finalmente libertados soube-se que, no vigésimo terceiro dia após sua entrada na caverna, Whetmore tinha sido morto para servir de alimento aos seus companheiros.

[...] Evidencia-se que Whetmore foi o primeiro a propor quebuscassem alimento na carne de um dentre eles [...] chegaram por fim a um acordo sobre o método a ser empregado para a solução do problema: os dados.

Entretanto, antes que estes fossem lançados, Whetmore declarou que desistia [...]. Quando chegou a vez de Whetmore um dos acusados atirou-os em seu lugar [...]. Tendo-lhe sido adversa a sorte, foi então morto.

[...] foram denunciados pelo homicídio deRoger Whetmore.

(pag.8) [...] o juiz de primeira instância decidiu que os réus eram culpados do assassinato de Roger Whetmore. Em consequência sentenciou-os à forca [...]. Dissolvido o júri, seus membros enviaram uma petição conjunta ao chefe do Poder Executivo pedindo que a sentença fosse comutada em prisão de seis meses.
[...] o texto de nossa lei é bem conhecido: “Quem quer queintencionalmente prive a outrem da vida será punido com a morte”. [...] nenhuma exceção aplicável a espécie, embora a nossa simpatia nos incline a ter em consideração a trágica situação.

[...] podemos, portanto, presumir que alguma forma de clemência será concedida aos acusados.

Foster, J. – Espanta-me que o presidente do Tribunal, [...] tenha adotado e proposto a seus colegas uma soluçãosimultaneamente tão sórdida e tão simplista. [...] neste caso; encontra-se em julgamento a própria lei desta Communwealth. (p. 8)

(pag.9) Afirmo que o nosso direito positivo, [...] é inaplicável a este caso e que este se encontra regido [...] “a lei da natureza”.

(pag.10) [...] no momento em que Roger Whetmore foi morto pelos réus, eles se encontravam não em um “estado de sociedade civil” mas em um“estado natural” [...].
Não hesito em dizer que segundo este princípio eles não são culpados de qualquer crime.

O que estes homens fizeram realizou-se em cumprimento de um contrato aceito por todos e proposto em primeiro lugar pela própria vítima.

(pag.11) [...] o que se deverá dizer do suposto valor absoluto da vida humana na situação de desespero em que os réus e seu companheiro Whetmore...
tracking img