Fichamento o caso dos exploradores de cavernas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FULLER, Lon L. O caso dos exploradores de cavernas. Tradução do original inglês e introdução por Plauto Faraco de Azevedo. Porto Alegre, Fabris, 1976.
Resumo
Cinco membros da sociedade Espeleológica ficaram presos em uma caverna, devido a um desmoronamento. Tendo o resgate enfrentado diversas dificuldades, já que homens e máquinas deveriam ser transportados à uma região de difícil acesso, eocorrendo também durante a operação de resgate a morte de dez operários que lá estavam. Partindo do princípio de que os homens haviam escassas provisões para assegurar a subsistência, temeu-se que eles morreriam de inanição antes que pudessem sair da caverna. Quando conseguiram estabelecer contato, através de um rádio transistorado, com pessoas que estavam fora, fizeram vários questionamentos àrespeito de quanto tempo mais teriam de ficar naquela situação, e se a comida/ração que dispunham seria suficiente para mantê-los vivo até o momento de saírem da caverna. Obtendo resposta negativa, um dos membros da sociedade, Roger Whetmore perguntou se comessem a carne de um deles haveria uma possível chance de sobrevivência, tendo uma resposta positiva, a contra gosto do presidente da comissão. Equestionando se deveriam tirar a sorte para escolher quem deveria ser sacrificado, não obteve nenhuma resposta, já que ninguém queria se comprometer a um caso tão delicado. No trigésimo terceiro dia, quando por fim conseguiram adentrar a caverna, soube-se que Whetmore tinha sido o tal sorteado, e servido de alimento para os demais membros ali presentes. Após terem sido resgatados e submetidos a umtratamento para desnutrição e choque emocional, foram acusados pelo homicídio de Roger Whetmore, e deu-se início a um grande e difícil processo. Sendo considerados culpados e condenados à forca em primeira instância onde o júri e o juiz basearam-se tão somente na lei, não levando em consideração a situação em que se encontravam. Recorreram então a Suprema Corte de Newgarth, onde foram julgados poroutros juízes, dentre os quais dois votaram pela inocência e absolvição dos réus, um os condenou e o outro recusou-se a participar da decisão. Sendo por fim, considerados culpados e condenados à forca.
Citações principais do texto
“Desde que se soube que os exploradores tinham levado consigo apenas escassas provisões e se ficou também sabendo que não havia substância animal ou vegetal nacaverna que lhes permitisse subsistir, temeu-se que eles morressem de inanição antes que o acesso até o ponto em que se achavam se tornasse possível.” (p. 6)
“Whetmore, falando em seu próprio nome e em representação dos demais, indagou se eles seriam capazes de sobreviver por mais dez dias se se alimentassem da carne de um dentre eles.” (p. 7)
“Quando os homens foram finalmente libertados soube-seque, no trigésimo terceiro dia após sua entrada na caverna, Whetmore tinha sido morto e servido de alimento a seus companheiros.” (p. 7)
“Das declarações dos acusados, aceitas pelo júri, evidencia-se que Whetmore foi o primeiro a propor que buscassem alimento na carne de um dentre eles, sem o que a sobrevivência seria impossível.” (p. 7)
“Foi também Whetmore quem primeiro propôs a forma de tirar asorte, chamando a atenção dos acusados para um par de dados que casualmente trazia consigo.” (p. 7)
“Os acusados inicialmente hesitaram adotar um comportamento tão desatinado, mas, após o diálogo acima relatado, concordaram com o plano proposto. E depois de muita discussão com respeito aos problemas matemáticos que o caso suscitava, chegaram por fim a um acordo sobre o método a ser empregado paraa solução do problema: os dados.” (p. 7)
“Entretanto, antes que estes fossem lançados, Whetmore declarou que desistia do acordo, pois havia refletido e decidido esperar outra semana antes de adotar um expediente tão terrível e odioso. Os outros o acusaram de violação do acordo e procederam ao lançamento de dados. Quando chegou a vez de Whetmore um dos acusados atirou-os em seu lugar, ao mesmo...
tracking img