Fichamento-O Ambiente Termicamente Perceptível

1684 palavras 7 páginas
O Ambiente Termicamente Perceptível (pag. 215-242) Cap. 06
Schmid, Aloísio Leoni. A ideia de conforto: reflexões sobre o ambiente construído. Curitiba: Pacto Ambiental, 2005
Cap. 6- O ambiente termicamente perceptível (pag. 215-242)
O arquivo trata-se do estudo e exposição de acervo acadêmico com conteúdo científico e referências bibliográficas de autores que abordam o tema de forma literária e objetiva. Sempre com foco no conforto térmico e da maneira que esse objetivo de agradável sensação de conforto é buscado.

Introdução

O ser humano como qualquer outro ser vivo, vive em constante busca de conforto térmico. Isso é feito a partir de diversas formas, seja elas voluntárias ou involuntárias.
“Embora tomem tempo, não são gestos agendados; são feitos quase inconscientemente” (pág. 216).
Porém no mundo em que vivemos em meio à sociedade já existem algumas “regras” impostas em alguns casos que provém de valores culturais ou de costumes, o que dificultam em alguns casos esse equilíbrio térmico do indivíduo com o meios externo.
“O terno e a gravata foram adotados de maneira quase generalizada como trajes masculinos nos círculos decisórios públicos e privados [...] Num país predominantemente tropical como o Brasil, é algo que atrapalha o conforto em todo o território nacional, quase o ano inteiro” (pág. 216).
Outros hábitos para procurar conforto térmico são mais perceptíveis em algumas épocas do ano, como a costumeira sopa no inverno e o sorvete no verão, destaca-se também as pessoas que dedicam seu tempo para cuidar do conforto de outras pessoas como alfaiates, enfermeiras, instaladores de aparelhos climatizados entre outros.
“Mas a maior responsabilidade cabe aos projetistas e construtores, arquitetos e urbanistas, engenheiros, empresários e operários da construção. Também se incluem os auto construtores, os edificadores mais atuantes nas regiões pobres do planeta (pág. 217)”.

Mecanismos físicos e fisiológicos

“A temperatura de um objeto é tanto

Relacionados

  • Resumo PEP 07 09
    431830 palavras | 1728 páginas