Fichamento - a voz e a palavra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento – texto A Voz: Entre a Palavra e a Melodia

Walter Benjamin – descreve em 1936 as transformações sofridas na produção artística com o advento das técnicas de reprodução (técnicas essas que mudam a forma de percepção da arte tradicional e fazem nascer uma nova poética – como no caso da fotografia e do cinema)
Nosso objeto de estudo: técnicas de produção da linguagem oral, amaterialidade envolvida na fala e no canto.
Limites da oralidade na criação de efeitos de significação – informados por seus aspectos técnicos.
Esse tipo de estudo não se encaixa em um domínio claramente delineado. Apresenta características de teoria do texto, aspectos de fisiologia da voz e da organologia, além de linguística articulatória.
Questão central da melodia – identificação.
A palavra semprese liga a um conceito, ainda que abstrato. A melodia não.
Música – sozinha, não é direta na transmissão de sentimentos quanto as palavras, e é menos direta do que um gesto.

(Há um pedaço do texto que eu absolutamente não entendi aqui, os parágrafos 2 e 3 da página 217, por isso eu as pulo em meu fichamento)

Linguística: preocupa-se muito com a palavra falada e se esquece da palavra cantada.Voz: dois fazeres
– lógos – conhecimento – é o dizer, forma fonemas, palavras, etc.
– mélos – canta notas, melodias, etc. É o cantar.
Manifestações diferentes de oralidade, distinguíveis para a análise, mas que são indissolúveis porque se complementam.
Canção – combinação entre verbo e música.
Da geração da fala participam dois processos:
– a produção da sonoridade propriamente dita,criada pelas pregas vocais;
– processo de modulação desse som, do qual participam a laringe e a cavidade nasal/oral.
Cordas vocais geram epifonemas. O resto do aparelho fonador modifica esse som através de oclusões, constrições e etc., formando sons articulados ou fonemas.
Epifonema – sincretismo de todos os fonemas sonoros.
A mobilidade do conjunto ressoador introduz os traços distintivos dosfonemas à fala.
O instrumento musical melódico se assemelha ao aparelho fonador: também possui um corpo vibrante aonde se produzem sons com altura, duração e intensidade, e de um conjunto ressoador que amplifica e modifica os sons provenientes do corpo vibrante. Mas também há diferenças: o elemento ressoador dos instrumentos musicais é imóvel, portanto os instrumentos são incapazes de produzirsons articulados.
Voz humana apresenta lógos e mélos; o instrumento apenas apresenta os sons musicais, mélos.
Os instrumentos emitem uma sílaba arquetípica, que contém um número de traços comuns a todas as sílabas e que pode substituir qualquer uma dessas, neutralizando os traços específicos que opõem as sílabas entre si.
No instrumento, a arqui-sílaba é invariável, se mantém constante ao longode toda a progressão melódica. Ligada à arqui-sílaba, há uma ampla gama de alturas, durações e intensidades, que constituem os seus parâmetros variáveis. Por isso, uma melodia instrumental pode ser vocalizada como uma cadeia de uma única sílaba, como lá-lá-lá, por exemplo. A manifestação acústica dessa arqui-sílaba é o timbre.
Parece possível concluir a anterioridade do mélos sobre o lógos, poispode haver epifonemas sem fonemas, mas não o contrário. Mélos – linguagem primeira.
Entretanto, o sujeito que tem a voz pode ocultar ou revelar a música como desejar. Cada um pode ocupar, alternadamente, o primeiro plano.
Prosódia – lugar natural dos epifonemas, e que, paradoxalmente, parece estabelecer um limiar dentro da expressão oral.
Criação verbal de Guimarães Rosa não transpõe os limitesimpostos pela prosódia. Princípios prosódicos disciplinam palavras como Êssezim, maravilham, cismorro, gaviãoão. O músico ouve esse manancial imagético e o transmuta em um manancial sonoro.Guimarães Rosa salienta: é possível dizer tudo, mas não de qualquer maneira. Gaviãoão tem apenas um acento tônico, e a alternância acentual de suas sílabas é regida pelos princípios do acento secundário do...
tracking img