Fichamento a voz e a escuta: encontros e desencontros entre teoria feminista e sociologia contemporânea.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mirian Adelman
Nasceu em Milwaukee, Wisconsin (EUA) e mora no Brasil desde 1991. Fez seus estudos de graduação em Sociologia na Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM), o mestrado (M.Phil.) em Sociologia na New York University (1991) e é Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). É professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federaldo Paraná desde 1992, onde foi fundadora do Núcleo de Estudos de Gênero. Atualmente, pesquisa e publica dentro de várias áreas e temáticas da Sociologia e dos estudos culturais, incluindo gênero, corpo e prática esportiva feminina, gênero e cinema e o estudo dos discursos sociológicos contemporâneos. É também poeta e tradutora.
ADELMAN, Mirian. Os anos 60: Movimentos sociais, transformaçõesculturais e mudanças de paradigmas. “Novos sujeitos”, Novos movimentos e gênese de novas perspectivas teóricas. Vozes diferentes: a emergência e a construção da teoria feminista contemporânea. A voz e a escuta: encontros e desencontros entre teoria feminista e sociologia contemporânea. São Paulo: Blucher Acadêmico, 2009. P:23 a 124
O texto é uma tese apresentada ao programa de Pós-GraduaçãoInterdisciplinar em Ciências Humanas, com uma linguagem cientifica e vocabulário complexo.
O texto trata das mudanças que acontecem nos anos 60, identificando os efeitos mais duradouros que sugiram naquela época, que afetaram a maneira como hoje vivemos e percebemos o mundo. Em especial, fala da contribuição feminista, e de como ela é percebida no campo disciplinar da sociologia. Para tanto, baseia-se emdiversos autores e pensadores que surgiram na época, em especial nos escritos da teoria australiana Julie Stephens(1998,p.45)
Simone de Beauvoir...
A voz e a escuta: encontros e desencontros entre teoria feminista e sociologia contemporânea.
O texto uma ponte entre a teoria feminista e a sociedade contemporânea, tendo como ideia central o movimento feminista.








Os anos 60:movimentos sociais, transformações culturais e mudanças de paradigmas.

As transformações sociais profundas e aceleradas no mundo ocidental, após a segunda guerra mundial. Surgimento de novas divisões politicas internacionais, que iniciou a guerra fria, contexto no qual emergiram das relações sociais novos grupos de atores sociais e novas tendências politicas e culturais que produziram também novasformas de compreender o mundo. Mudança da produção para a do consumo, proliferação de novas categorias de trabalhadores profissionais e dos serviços. Revolução eletrônica e o novo poder da mídia na formação da cultura e da subjetividade. Paisagem social e cultural profundamente modificada: os participantes eram grupos sociais cada vez mais diversos. Complexas trocas internacionais com profundosefeitos sociais e políticos. Contradições: perante a prosperidade, a persistência da desigualdade e da injustiça social. Período de barulhenta inauguração de uma nova e poderosa fase do capitalismo. Mobilização de pessoas e imaginações do mundo inteiro, abalando a legitimidade de novas formas de poder e autoridade, de maneira a dar acesso a uma nova linguagem para refletir sobre o mundo, eprovavelmente para agir nele. Inaugurou novas trocas e novos diálogos culturais e sociais. Pensamento feminista. Movimento beat: surgiu nos anos 50, atacaram diretamente o conformismo da época, ridicularizando a sociedade convencional e mostrando que era possível questiona-la ou rejeita-la, no momento que tal possibilidade não parecia existir. Movimento pelo direito civil dos negros: 1° grande movimentosocial do pós-guerra. Novas imagens sobre a sexualidade feminina e a inserção das mulheres antes reservados aos homens. As pioneiras da 2° onda feminista começaram seu processo de conscientização e aprendizagem políticas dentro do movimento pelo direito civis dos negros. Novas trocas que surgiram entre diversos grupos sociais, tanto local quanto globalmente. Criação de uma cultura jovem que...
tracking img