REFERÊNCIA:CAP.IIHUNT,E.K/SHERMAN.HOWARDJ.HISTÓRIADOPENSAMENTOECONÔMICO.22ºPETRÓPOLIS.EDITORAVOZES.2005.
A transição para o Capitalismo e a elaboração do Pensamento Mercantilista
“A sociedademedieval era essencialmente agrária. A hierarquia social baseava-se nos vínculos que os indivíduos mantinham com a terra; as atividades agrícolas sustentavam todo o sistema social” (P. 23).
A transação docapitalismo para o feudalismo se deu lentamente durante vários séculos e devido a diversos fatores, a primeira fase desse sistema foi chamada de mercantilismo, que montou uma base forte para ascensãodo capitalismo.
Mudanças tecnológicas
“A substituição do rodízio de cultura em dois campos pelo rodízio de cultura em três campos foi o avanço tecnológico, mas importante ocorrido na idademédia.”P.23
“O aperfeiçoamento da tecnologia agrícola e dos meios de transporte ocasionou duas mudanças de grande alcance e importância (...) inicialmente, favoreceu a aceleração do crescimento populacional.(...) o rápido crescimento da concentração urbana.”P.24
Foi a partir da adoção desse sistema, que surgiram diversas mudanças tecnológicas, o rodízio de cultura de três campos propiciou umdesenvolvimento na produção agrícola extremo, acarretando o desenvolvimento tecnológico, desenvolvimento dos meios de transporte e produção , o crescimento populacional e o crescimento da população urbana. Arelação campo e cidade se desenvolveu gerando assim a emigração dos camponeses para as áreas urbanas, a expansão do comércio local, inter-regional e posteriormente o de longa – distância tiveram seuestopim devido a essas diversas mudanças ocorridas.



O desenvolvimento do comércio de longa distância

“ O crescimento da produtividade agrícola proporcionou um excedente de alimentos e demão-de-obra para os mercados locais e internacionais. A utilização mais racional da energia e dos transporte a tornou possível e lucrativa a concentração da industria nas cidades, a produção em... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 09). Fichamento- a transição para o capitalismo e a elaboração do pensamento mercatilista. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fichamento-a-Transi%C3%A7%C3%A3o-Para-o-Capitalismo/355946.html

MLA

"Fichamento- a transição para o capitalismo e a elaboração do pensamento mercatilista" TrabalhosFeitos.com. 09 2012. 2012. 09 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fichamento-a-Transi%C3%A7%C3%A3o-Para-o-Capitalismo/355946.html>.

MLA 7

"Fichamento- a transição para o capitalismo e a elaboração do pensamento mercatilista." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2012. Web. 09 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fichamento-a-Transi%C3%A7%C3%A3o-Para-o-Capitalismo/355946.html>.

CHICAGO

"Fichamento- a transição para o capitalismo e a elaboração do pensamento mercatilista." TrabalhosFeitos.com. 09, 2012. Acessado 09, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fichamento-a-Transi%C3%A7%C3%A3o-Para-o-Capitalismo/355946.html.