FICHAMENTO A REVOLUÇÃO WITTGENSTEINIANA: OS JOGOS DE LINGUAGEM

1803 palavras 8 páginas
III A REVOLUÇÃO WITTGENSTEINIANA: OS JOGOS DE LINGUAGEM
1. Podemos afirmar que, até Wittgenstein II, a filosofia, da linguagem baseava-se na proposição que retrata ou representa estado de coisa. A referência tem lugar central nessa perspectiva, que reduz a linguagem à sua capacidade unicamente assertória. Mas, na medida em que a referência passa a questão CENTRAL, a questão PERIFÉRICA, a própria noção de linguagem antes restrita ora às regras de um código, ora ás formulações revestidas de valor de verdade, modifica-se, ampliando-se para os jogos de linguagem, com Wittgenstein e para os atos de fala, com Audtin, Strawson e Serle. (pag. 99)
2. [...] Para realizar tal tarefa a contento, a linguagem precisa ser adaptada, depurada: os significados devem ser precisos, eliminam-se ambigüidades, a cada nome deve corresponder um ente nomeado. A linguagem analisada seria “pura” e “cristalina”, livre de obstáculos da linguagem comum, cotidiana. (pag. 99/100)
3. Wittgenstein revoluciona com a sua concepção de linguagem sem fulcro, sem tarefa representativa; a linguagem não serve apenas para nomear coisas ou descrever estado de coisa; ela tem não uma única gramática e nem uma única estrutura.
1.1 O paradigma pós-metafísico
4. Seu objetivo fora procurar a verdade, a homogeneidade lógica, a forma geral da proposição; a partir das publicações de meados dos anos 1930, seu objetivo é dissolver os problemas filosóficos, mostrando que eles são uma questão de uso lingüístico. Essa postura inaugura uma linha pragmática, crítica da metafísica como busca de essências, e do representacionismo, isto é, que a mente espelha ou representa estado de coisas diretamente, sem precisar da linguagem. (pag. 101)
1.2 Fim do primado da lógica e da metafísica
5. [...] A produção de frases com significação depende de o componente semântico encontrar no mundo (qualquer que seja ele) um estado de coisa do qual a frase seja a descrição completa e apropriada, ou seja, suas condições de verdade.

Relacionados

  • Revista Patrimonio34
    190760 palavras | 764 páginas