Fichamento a industria cultural: o iluminismo como mistificação das massas (adorno e horkheimer)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
David Tennenbaum n USP 5746637
Teoria de Mídias Audiovisuais

Fichamento Texto 2 – A Indústria Cultural

* A perda do apoio que a religião objetiva fornecia, a dissolução dos últimosresíduos pré-capitalistas, a diferenciação técnica e social e a extrema especialização levaram a um caos cultural.
* Por enquanto, a técnica da indústria cultural levou apenas à padronização e à produçãoem série, sacrificando o que fazia a diferença entre a lógica da obra e do sistema social.
* Os consumidores são reduzidos a um simples material estatístico.
* Desde o começo do filme já sesabe como ele terminam, quem é recompensado, e, ao escutar a música ligeira, o ouvido treinado é perfeitamente capaz, desde os primeiros compassos, de adivinhar o desenvolvimento do tema e sente-sefeliz quando ele tem lugar como previsto.
* Quem não se conforma com uma impotência econômica que se prolonga na impotência espiritual do individualista.

* A indústria cultural é tida como aindústria da diversão.
* A fusão atual da cultura e do entretenimento não se realiza apenas como depravação da cultura, mas igualmente como espiritualização forçada da diversão.

* Divertir-sesignifica estar de acordo. Divertir significa sempre: não ter que pensar nisso, esquecer o sofrimento até mesmo onde ele é mostrado.

* Belo é tudo que a câmara produza. À decepção da esperança deganhar uma viagem em torno do mundo corresponde a exatidão as regiões que se atravessariam durante a viagem. O que se oferece não é a Itália, mas a prova visível de sua existência.
* O inimigo quese combate é o inimigo que já está derrotado, o sujeito pensante.
* Ninguém tem que se responsabilizar oficialmente pelo que pensa. Em compensação, cada um se vê desde cedo num sistema de igrejas,clubes, associações profissionais e outros relacionamentos, que representam o mais sensível instrumento de controle social.
* Eis aí o triunfo da publicidade na indústria cultural, a mimese...
tracking img