Fichamento - a historia da riqueza do homem, de leo huberman

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 84 (20941 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


































































Aluna: Bárbara Jardim Paulo
Curso: Ciências Econômicas – 1º período
Disciplina: História Econômica Geral I
Trabalho: Fichamento do livro “A História da Riqueza do Homem”


















CAPÍTULO 1


Pág. 3:
A sociedade feudal consistia dessas três classes sacerdotes guerreirose trabalhadores, sendo que o homem que trabalhava produzia para ambas as outras classes. Os feudos variavam de tamanho, organização e relações entre os que os habitavam, mas suas características principais se assemelhavam de certa forma.


Pág. 4:
Uma característica curiosa do sistema feudal é que as terras não eram contínuas, mas dispersas em faixas. Embora os camponeses feudais não soubessemainda quais as colheitas que melhor se sucederiam, a fim de não esgotar o solo, na verdade sabiam que o cultivo do mesmo tipo, todos os anos, no mesmo local, era ruim, e assim mudavam o plantio, de campo para campo, todo ano.


Pág. 5:
Eram essas, portanto, as duas características importantes do sistema feudal. Primeiro, a terra arável era dividida em duas partes, uma pertencente ao senhor ecultivada apenas para ele, enquanto a outra era dividida entre muitos arrendatários; segundo, a terra era cultivada não em campos contínuos, tal como hoje, mas pelo sistema de faixas espalhadas. Havia uma terceira característica marcante - o fato de que os arrendatários trabalhavam não só as terras que arrendavam, mas também a propriedade do senhor – sem pagamento.


Pág. 6:
Eram quase ilimitadas asimposições do senhor feudal ao camponês. O camponês era, então, um escravo? Na verdade, chamava-se de "servos" a maioria dos arrendatários. Se o escravo era parte da propriedade e podia ser comprado ou vendido em qualquer parte, a qualquer tempo, o servo, ao contrário, não podia ser vendido fora de sua terra. Seu senhor deveria transferir a posse do feudo a outro, mas isso significava, apenas,que o servo teria servo senhor; ele próprio permanecia em seu pedaço de terra.


Pág. 7:
Havia vários graus de servidão, mas foi difícil aos historiadores delinear todos os matizes das diferenças entre os diversos tipos. Havia os "servos dos domínios". Havia camponeses chamados "fronteiriços", os “aldeães” e os “vilãos”.


Pág. 8:
Jamais se pensou em termos de igualdade entre senhor e servo. Oservo trabalhava a terra e o senhor manejava o servo. Além disso, como o senhor não queria perder qualquer de seus trabalhadores havia regras estipulando que os servos ou seus filhos não poderiam casar-se fora dos domínios, exceto com permissão especial. Quando um servo morria, seu herdeiro direto podia herdar o arrendamento, em pagamento de uma taxa. O "costume do feudo" significava então, o que alegislação do governo de uma cidade ou condado significa hoje.


Pág. 9:
A organização, no todo, baseava-se num sistema de deveres e obrigações do principio ao fim. A posse da terra não significava que pudéssemos fazer dela o que nos agradasse, como hoje. As obrigações que os servos tinham para com os senhores, e as que o senhor devia ao servo eram todas estabelecidas e praticadas de acordo como costume. Outro fato interessante sobre a organização feudal: o senhor do feudo, como o servo, não possuía a terra, mas era ele próprio, arrendatário de outro senhor, mais acima na escala. O servo aldeão ou cidadão “arrendava” sua terra do senhor do feudo que, por sua vez, "arrendava" a terra de um conde, que já a "arrendara" de um duque, que, por seu lado, a "arrendara" do rei. E, às vezes, iaainda mais além, e um rei "arrendava" a terra a outro rei!


Pág. 10:
As pessoas que arrendavam diretamente ao rei, fossem nobres ou cidadãos comuns, eram chamadas "principais arrendatários”. A medida de riqueza era determinada por único fator - a quantidade de terra. Esta era, portanto, disputada continuamente, não sendo por isso de surpreender que o período feudal tenha sido um período de...
tracking img