Fichamento A Civilização Feudal - Jérome Baschet

1160 palavras 5 páginas
Texto: BASCHET, Jérome. Conversão ao cristianismo e enraizamento da Igreja. In:_____. A Civilização Feudal. Do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006, p. 60-69.

O autor Jérome Baschet no capítulo Conversão ao cristianismo e enraizamento da Igreja, do texto “A Civilização Feudal” comenta sobre o processo histórico que levou a incorporação da religião cristã as sociedades medievais. A adesão partiu primeiramente pela conversão do imperador Constantino, em 312. Nesta época ainda, a maior parte da população não era adepta do cristianismo. Em 392, o então imperador Teodósio, torna apenas a religião crista licita de todo império. Nesse contexto a igreja vem ganhando forças, aproveitando-se da relação estabelecida com o Império. Um fato curioso é a associação feita durante o Imperio tardio, entre a figura do imperador e a de Cristo, que inúmeras obras descritivas fornecem testemunho. Os germânicos ainda eram pagãos quando conquistaram o Império Romano, apesar de estarem convertidos, optaram pela doutrina ariana e não ortodoxa católica, a qual Constantino adotou em 325. Os francos, representados pelo rei Clovis também converteram-se ao cristianismo como forma de se manter no poder, com o apoio do clero e da sua comunidade, obtendo nesse sentido, apoio dos bispos para seus interesses militares contra visigodos arianos.
O autor remonta a vários territórios para descrever o processo de cristianização, no que diz respeito ao norte europeu, o paganismo continua em preferência por muito mais tempo. Em História Eclesiástica do povo inglês, Beda,o Venerável, descreve as peripécias dos reinos anglo-saxões e a sua lenta conversão, para que a atual Inglaterra se torne uma sociedade cristã. No norte da Gália, inicia-se a conversão dos frisões, criando assim uma zona de fronteira instável, para beneficio dos soberanos francos. Somente com as conquistas de Carlos Magno que a conversão saxônica será efetivada, o processo de adesão da

Relacionados