Fichamento- a canoa de papel eugenio barba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CANOA DE PAPEL
Fichamento

Considerações Iniciais

De acordo com Barba, através da Antropologia Teatral, o estudo do comportamento cênico pré-expressivo que se encontram na base dos diferentes gêneros, estilos e papéis e das tradições pessoais e coletivas, tornando-se possível o "novo corpo", que consta uma anatomia especial para o ator, ou seja, o seu "corpo extra-cotidiano".
Barbacomplementa ainda que “[...] esta utilização extra-cotidiana do corpo-mente é aquilo que se chama técnica”. Onde a presença física e mental do ator-dançarino modela-se segundo princípios diferentes dos da vida cotidiana. O corpo todo pensa/age com uma melhor qualidade de energia, sabendo modelá-la.
A Antropologia Teatral tem o intuito de propor uma prática teatral na qual o ator é instigado aenfrentar a busca de sua própria identidade. Manifesta-se por meio do exercício de seu ofício, sublinhando a unicidade do indivíduo, ou do ator, tornando-se possível se o grupo faz de sua prática cotidiana um ponto de partida para uma viagem de prospecção pela história e pela cultura, conforme ele cita no primeiro capítulo de A canoa de papel. Além disso, a Antropologia Teatral visa à percepção depolaridades, como nos diz Barba: "por um lado, a pergunta 'quem sou eu', como indivíduo de um determinado tempo e espaço; e por outro, a capacidade de intercambiar respostas profissionais, em relação a essa pergunta, com pessoas estranhas e longínquas no tempo e no espaço" (Barba, 1991).

Gênese da Antropologia Teatral

Segundo Eugênio Barba, nas diferentes culturas existentes em todo mundo, ascerimônias e rituais estão sempre presentes. A cultura da fé traz muito disso, cânticos, procissões, aromas, tecidos, flores, diversos elementos que compõe um momento onde se rebusca a comunhão entre as pessoas, também em muitas culturas através de cerimônias faz-se a transição de uma etapa da vida para outra. Por outro lado, ele relata sua experiência ao entrar para uma escola militar, totalmenteoposta as cerimônias religiosas, pois, “aí a obediência obrigava a desdobrar-se fisicamente, a submeter-se, a executar mecanicamente a cerimônia marcial que diz respeito somente ao corpo”.
A transição é uma cultura. Existem três aspectos que cada cultura deve possuir: a produção material através de técnicas, a reprodução biológica que permite transmitir a experiência de geração em geração e aprodução de significados. Para uma cultura é essencial produzir significados. Se não os produz não é uma cultura.


Definição


A antropologia teatral é o estudo do comportamento cênico pré-expressivo que se encontra na base dos diferentes gêneros, estilos e papéis e das tradições pessoais e coletivas.
As diferentes técnicas do ator podem ser conscientes e codificadas ou não conscientes ecodificadas; ou não conscientes, mas implícitas nos afazeres e na repetição da prática teatral. A análise transcultural mostra que nestas técnicas se podem individualizar alguns princípios que retornam.
A aplicação destes princípios a vários fatores, como peso, equilíbrio, uso da coluna vertebral e olhos, produzem tensões físicas pré-expressivas; um estado extracotidiano de energia que torna o corpovivo teatralmente. Como consequência, antes de transmitir qualquer mensagem, a atenção do espectador é mantida no ator.
A Antropologia Teatral indica um novo campo de pesquisa: o estudo do comportamento pré-expressivo do ser humano em situação de representação organizada.




Princípios que retornam


Neste capítulo Barba considera duas categorias de atores que são os atores do TeatroOriental e do Teatro Ocidental, utilizando o termo Pólo Norte e Pólo Sul.
O ator do Pólo Norte é aparentemente menos livre. Modela seu comportamento cênico segundo uma rede bem experimentada de regras que definem um estilo ou um gênero codificado. O ator que escolher esse tipo de teatro, deve adequar-se a ele e iniciar sua aprendizagem despersonalizando-se. Aceita um modelo de pessoa cênica...
tracking img