Fichamento : a bahia no contexto da administração ilustrada, 1750-1808

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento
A Bahia no Contexto da Administração Ilustrada, 1750-1808

WEHLING, Arno. A Bahia no Contexto da Administração Ilustrada, 1750-1808. Im: Anais do 4º Congresso de História da Bahia.Salvador: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia; Fundação Gregório de Matos, 2001, p. 249-262.

O texto trata da administração portuguesa no Brasil entre 1750 e 1808, administração esta que estavamarcada pelos ideais iluministas e que, foram posta em prática com a ascensão ao poder do marquês de Pombal.
Wehling começa abordando o tema Antigo Regime, e como o mesmo é visto com uma carga depreconceitos, que foram então construídos nos séculos XIX e XX, e que são decorrentes das construções ideológicas consequentes a Revolução Francesa. Afirma ainda que: “a expressão Antigo Regimeoriginou-se, pejorativamente na Revolução, entre 1788 e 1790, para contrastar duas sociedades, a que morria- desigual e injusta- e a que nascia sob os signos da liberdade e da soberania nacional (popular)”. (p.249)
O autor vai fazer uma comparação do modo como é visto o Antigo Regime, com o modo como é visto o estado da época do Absolutismo, principalmente no Brasil colonial, ressaltando que essasincompreensões sobre o assunto decorreram da historiografia liberalista do séc. XIX, que influenciada por ilustrados, acabou trazendo interpretações pejorativas.
No decorrer do texto o autor vai falar sobreas políticas que se destacaram na crise colonial do Antigo Regime em particular na Bahia, pontuando a dificuldade da análise da política de marquês de Pombal. Como ficou bastante conhecido, uma dasprimeiras medidas pombalina é a expulsão dos jesuíticos, uma outra medida administrativas é a criação da Intendência Geral da Polícia da Corte em 1760, essa polícia não se voltava apenas para obanditismo, mas também para a política, muitas vezes prendendo opositores de Pombal. É interessante notar que o marquês achou um meio de facilitar a sua atuação contra a nobreza rural e o clero, seus...
tracking img