Fichamento a arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A arte da guerra

Este livro foi escrito por um general, é usado como referência para várias profissões. É uma obra muito interessante por ressaltar a paciência no meio da guerra, e também ensinar como alcançar as suas metas.
“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mais não conhece o inimigo, para cada vitória sofrerátambém uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si, perderá todas as batalhas.”
Sun Tsu
O fato de esta obra fazer muito sucesso é por ser uma obra filosófica.

Capitulo I

A guerra é um caminho que leva a aniquilação ou determina a sobrevivência. Para prever o resultado de uma guerra tem queanalisá-la com base em cinco fatores, muitas coisas influencia uma guerra. Os militares têm que obedecer a seus governantes e também contar com alguns fatores, dentre eles o clima. Para ser bem sucedido em uma guerra tem que fazer análises prévias do local onde vão ficar concentradas as tropas. Os que dominarem os fatores irão conquistar a vitória.
Em uma guerra tem que tirar maior proveito dascondições favoráveis que é a terra e o clima principalmente. Deve se usar táticas para que o inimigo não perceba que você está bem treinado e muito pronto para a guerra. Devemos focar no inimigo usando caminhos usando caminhos inesperados e atacando de surpresa.

Capitulo II

Para estar na guerra necessita de muito dinheiro, para cobrir todas as despesas do campo de batalha. Sem o dinheiro você nãopoderá sair para a batalha. Nessas batalhas tem que fazer de tudo para conseguir uma vitória rápida, por que com o tempo e as batalhas os recursos vão se esgotando, as armas desgastando, e os soldados desanimando.
Nunca ouvimos falar que uma guerra demorada beneficiasse um país. Um bom comandante não solicita suas forças mais de uma vez, e também faz uso de provisões do inimigo. Quando a guerra é emum lugar distante, consome todos os recursos do estado. No local onde esse exército que está longe de sua terra estiver hospedado, os preços dos artigos irão subir muito, empobrecendo os estados. Tudo o que você conseguir consumir do inimigo corresponderá a vinte coisas da própria terra.

Capitulo III

Quando aprisionar os soldados do inimigo, trate os bem. Saiba também premiar os soldados doseu exército.
Quando for destruir o inimigo, pense que pode ser bem melhor dominá-los. A melhor política para sair bem de uma guerra é obter a vitória atacando a estratégia do inimigo. Uma pessoa que sabe comandar bem a sua equipe faz com que o inimigo se renda sem lutar. Tem vários modos de utilizar sua força, para isso tem que ver a dimensão da força do inimigo.
Se o comandante não conhecer atropa e perder a confiança dos seus homens os estados vizinhos não demorarão a te agredir. Conhecendo alguns fatores importantes você saber antecipadamente se você vai sair vitorioso.

Capitulo IV

“Ser invencível depende da própria pessoa, derrotar o inimigo depende dos erros do inimigo”.
Quando não tiver nenhuma chance de vitória, coloque seu exército em postura defensiva. O especialista emdefesa, oculta a si mesmo até debaixo da terra. Um exército que é acostumado a vencer, para ele lutar tem que está consciente que vai conseguir a vitória. Nem toda vitória é de excelência.
Há alguns elementos importantes na regra militar, dentre eles está a previsão de vitória ou derrota.
“Um general que dispõe de todo aquele peso e lançar seus homens à batalha e deter a vitória será comparadocom a força de águas represadas que se lançam para baixo de uma altura de dez mil pés.”

Capitulo V
Sun Tsu disse:
“Administrar um exército grande é, em principio, igual administrar um pequeno: é uma questão de organização”.
Para descobrir os pontos fracos e fortes do inimigo é preciso que o seu exército saia sobre eles. Para toda operação ser bem sucedida o general tem que adotar...
tracking img