Fichamento A an lise institucional de George Lapassade

543 palavras 3 páginas
Aluna: 6º Período – Noturno – Psicologia
Disciplina: Psicologia Institucional
Professora: Isabella

Fichamento – A análise institucional de George Lapassade
George Lapassade prossegue com a proposta de J. Bleger situando mais uma contribuição teórica à prática da Psicologia Instituição. A denomina – se Análise Institucional a forma de compreender e intervir em grupos e organizações. Trata de um discurso diferente de Bleger, tendo uma proposta de ação diferente. A partir de 1970 no Brasil seu pensamento passa a ser mais conhecido. Sendo uma abordagem com predominância sociológica, colocando-se portanto como alternativa à abordagem psicanalítica.
A análise institucional para o autor se apresentará como uma forma singular de entendimento sobre o que são as relação e como trabalhar as relações institucionais.
Os três níveis da realidade social
A Análise Institucional considera a realidade acontecendo em três níveis:
Nível do grupo: sendo a base da vida cotidiana. Na escola, no trabalho, restante da família, tendo já a marca da instituição: normas, sistemas de controle, estatutos, papeis, etc. Sendo o objetivo manter a ordem, organizar o aprendizado e a produção, segundo Lapassade. Chamada por Lapassade como primeiro nível.
Nível da Realidade ou do sistema social (segundo nível): é o nível da organização, estabelecimento de ensino, uma fábrica, etc. Onde já existe normas jurídicas fazendo a ligação entre o civil e o Estado. Para Lapassade neste nível situa uma ocasião da relações autoritárias. Representando o poder central e relação direta com ele.
Terceiro Nível – Estado: a instituição propriamente dita é o estado, com o conjunto de leis que regem a conduta social, quem criva a organização e o grupo

A instituição
Lapassade definindo os três níveis do sistema social redefine o conceito de instituição. O conceito é depurado livrando se daquilo que é, no sendo comum sendo a identificação maior: a identificação com organização, o

Relacionados