Fichamento - WATSON, A. “A sociedade internacional contemporânea herdeira do passado” In: “A evolução da sociedade internacional”. Brasília: Ed. UnB, 2004.

1544 palavras 7 páginas
Ensaio sobre os direitos das mulheres nos países do Oriente médio

Introdução
No presente trabalho será abordada a situação da mulher no Oriente Médio, com foco nos países de religião islâmica. Num primeiro momento, o tema será trabalhado sob as perspectivas de autores das Relações Internacionais. Para tanto, os textos de Adam Watson e Hedley Bull terão grande importância. Em um segundo momento, a situação geral das mulheres naqueles países será discutida, isto é, sua relação de submissão para com os homens, sua participação na vida pública, as punições desproporcionais e as agressões das quais são vítimas. Na terceira e última parte, será discutida a postura da comunidade internacional em relação à condição das mulheres na região, seu papel nas mudanças sociais e a conclusão do trabalho.
Para todos os objetivos propostos até agora, serão consultadas notícias, artigos, textos em blogs, bem como alguns textos obrigatórios da disciplina de Introdução ao Estudo das Relações Internacionais.

Seção 1 Segundo Adam Watson (Watson, 2004), a antiga sociedade internacional era dominada pelos europeus. Os princípios, valores e regras eram impostos de forma imperialista por esses países. Contudo, as independências nos séculos XVIII e XIX, as duas guerras mundiais e a guerra fria no século XX alteraram o sistema global. A dominação europeia ruiu, mas as estruturas se manteram herdeiras do passado. A soberania das nações, a criação de regras em conjunto, são características marcantes do novo sistema. O poder econômico forneceu maior importância aos países asiáticos, especialmente os do Oriente Médio, que é o foco deste trabalho. Como mostra uma notícia da DW, as iranianas estão em situação de desvantagem. As leis desse país pesam mais para o lado feminino. As mulheres não têm direito à pensão se se divorciam, a morte por apedrejamento é ainda recorrente e as filhas herdam apenas metade em comparação aos irmãos, além dos abusos cotidianos enfrentados, a condenação do

Relacionados