Fichamento vladimir lenin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO DO LIVRO: O Imperialismo Fase Final do Capitalismo
LÊNIN, Vladimir I.

III – O capital financeiro e a oligarquia financeira
O capital financeiro concentrado em muito poucas mãos e exercendo um monopólio efetivo, obtém um lucro enorme, que aumenta sem cessar, com a constituição de sociedades, emissão de valores, empréstimos do Estado, etc., consolidando a dominação daoligarquia financeira dos monopolistas.
O capitalismo que iniciou o seu desenvolvimento com o pequeno capital usurário, chega ao fim desse desenvolvimento com um capital usurário gigantesco. Todas as condições da vida econômica sofrem uma modificação profunda em conseqüência desta degeneração do capitalismo. Num estado de estagnação da população, da indústria, do comércio e do transporte marítimo. Opaís pode enriquecer por meio das operações usurárias.
Se os lucros do capital financeiro são desmedidos durante os períodos de expansão industrial, durante os períodos de depressão arruínam-se as pequenas empresas e as empresas pouco fortes, enquanto os grandes bancos participam na aquisição das mesmas a baixo custo, ou no seu lucrativo saneamento e reorganização. Ao efetuar-se o saneamentodas empresas deficitárias, o capital em ações sofre uma baixa, isto é, os lucros são distribuídos por um capital menor e calculam-se depois com base nesse capital. Ou, se a rentabilidade ficou reduzida a zero, incorpora-se um novo capital que, ao unir-se com o capital velho, menos lucrativo, produz já um lucro suficiente.
Hilferding acrescenta que todos esses saneamentos e reorganizações têm umadupla importância para os bancos: primeiro como operação lucrativa, e segundo como ocasião propícia para colocar sob sua dependência essas sociedades em dificuldades.
Uma das operações particularmente lucrativa do capital financeiro é também a especulação com terrenos situados nos subúrbios das grandes cidades que crescem rapidamente. O monopólio dos bancos fundem-se com o monopólio dostransportes, pois o aumento dos preços dos terrenos, dependem principalmente de bons meios de comunicação com a parte central da cidade, os quais se encontram nas mãos de grandes companhias ligadas a esses mesmos bancos mediante o sistema da participação e distribuição de cargos diretivos.
O monopólio quando se constitui e manipula bilhões, penetra inevitavelmente em todos os domínios d vida social,independentemente do regime político ou de quaisquer outras contingências.
É próprio do capitalismo em geral, separar a propriedade do capital da sua aplicação à produção, separar o capital monetário do industrial ou produtivo, separar o financeiro que vive só dos rendimentos provenientes do capital monetário do empresário e de todas as pessoas que participam diretamente na gestão do capital.
Oimperialismo ou domínio do capital financeiro, é o capitalismo no seu mais elevado grau em que essa separação adquire proporções imensas. O predomínio do capital financeiro e da oligarquia financeira, a situação destacada de uns quantos Estados dotados de poder financeiro em relação a todos os restantes. O volume desse processo é dado a conhecer pelos dados estatísticos das emissões de toda aespécie de valores.
De um modo geral, durante os últimos trinta anos do século XIX, o aumento de emissões é relativamente lento. Mas, durante o primeiro decênio do século XX, a progressão é enorme, atingindo quase 10 % em dez anos.
O início do século XX marca portando uma viragem não só relativamente à extensão dos monopólios (cartéis, sindicatos, trusts) mas também, em relação ao desenvolvimentodo capital financeiro.
A Inglaterra e a França são os países capitalistas mais antigos e os mais ricos em colônias; os EUA e a Alemanha são os mais avançados pela rapidez do desenvolvimento e pelo grau de extensão dos monopólios capitalistas na produção. Em conjunto esses países possuem 80% do capital financeiro mundial. Quase todo o resto do mundo e, de uma ou de outra forma, devedor e...
tracking img