Fichamento vitimologia - criminologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Palavras - Chave Citações Reflexões

Conceito de Vitimologia “uma disciplina que tem
por objeto o estudo da vítima, de sua personalidade, de suas características, de
suas relações com odelinqüente e do papel que assumiu na gênese do delito”
(PIEDADE JÚNIOR, 1993, p. 83). Assim, entende-se que para entender o crime e o criminoso é preciso entender também a pessoa da vítima.
Conceito deVítima “qualquer pessoa,
física ou moral, que sofre como resultado de um desapiedado desígnio, incidental ou
acidentalmente” (PIEDADE JÚNIOR, 1993, p. 89). Vítima não é somente a pessoa que sofre por algodoloso, também é vítima aquele que sofre consequências de situações culposas.
Classificação da Vítima Com o tempo, as pesquisas, os estudos e segundo a designação de Benjamin Mendelsohn, a vítimapode ser inteiramente inocente na dinâmica do crime; pode ser tão culpada quanto o agente; mais culpada do que o agente; pode ser menos culpada de que o agente criminoso e ainda, poderá ser a únicaculpada do cometimento de um crime. (apud MOREIRA FILHO, Guaracy, 1999, p. 45) A vítima pode ter influenciado na prática do crime, ou seja, pode ser inocente ou tão culpada quanto o agente, e também temos casos em que o agente age com legítima defesa.
Determinantes da Vítima “...devemos compreender que os limites da Vitimologia devem estabelecer-se em relação ao interesse da sociedade nos problemasdas vítimas. Portanto, repetimos, que todos os determinantes da vítima, tais como: a superpopulação, a ação da lei, o índice de natalidade, a desnutrição, as enfermidades episódicas (intimamenteligadas à alimentação e às perdas materiais), a contaminação etc., todos esses determinantes pertencem ao campo da Vitimologia, disciplina que gradualmente firmará seu lugar na ciência” (Mendelson, apudPiedade Jr., op. cit. p.81). Mendelson limita a vitimologia à investigação das vítimas de crimes ao invés do estudo de todas as vítimas.
Vitimologia para o direito penal “Deve-se entender que...
tracking img