Fichamento Vereza

1532 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Centro de Estudos Gerais
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
Departamento de História
Curso de Graduação em História
Disciplina: História do Brasil II
Docente: Luiz Fernando

FICHAMENTO

Natália Damasceno Costa

Niterói, 31 de Outubro de 2013.

A UTOPIA DO PODEROSO IMPÉRIO
Portugal e Brasil: Bastidores Da Política
1798-1822

LYRA, M. de L. V. A utopia do poderoso Império: Portugal e Brasil, bastidores da política, 1879 – 1822. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1994.

Pág 17

" A Crença num destino promissor para o Brasil, explicitada com ênfase por um dos agentes ativos na fase inicial do processo de Independência, chama a atenção e desperta o interesse na busca de maior esclarecimento sobre o seu sentido político (...) "

Pág 18

" Ao caráter singular da formação do Estado Nacional - em constituir-se império - somava-se naquele momento o esforço então empreendido para a manutenção da unidade política do seu vasto território e a ênfase acentuada nas potencialidades do Brasil que, com o acirramento da crise europeia e a consequente mudança da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, passou imediatamente a ser nomeado de "vasto" e de "poderoso império" "

Pág 19

" A análise da documentação e a da historiografia nos sugeriu uma rediscurssão tanto da conjuntura política, do quadro ideológico, e das concepções do Estado recorrentes nos finais do século XVIII e início do século XIX, quanto do papel desenvolvido pelas utopias, crenças e mitos no pensamento político da época. "

Pág 20

" A análise se detém na montagem do quadro teórico orientador da nova política, no qual as reformas se impunham, e observamos que, em perfeita sintonia com as Luzes do século construiu-se a imagem de uma união natural existente entre os interesses mútuos das partes do mundo português."

Pág 21

" É nesse contexto que anotamos a utilização do recurso ao discurso utópico para o esforço da

Relacionados