Fichamento travestis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Kulick, Don. Travesti: prostituição, sexo, gênero e cultura no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2008. 280p.


Capitulo 3

Um Homem na Casa
O autor pretende se aprofundar na vida pessoal das travestis, logo no inicio ele deixa claro essa intenção, pois algumas pesquisas de outros autores, por exemplo, sobre prostitutas não desenvolve a pesquisa nesse aspecto dos relacionamentos pessoal.“Aprendemos quase nada o que as prostitutas pensam e dizem de seus relacionamentos (...).”
(Don Kulikc - página: 114

Então Don Kulick ao residir com as travestis logo percebe a influencia dos relacionamentos na vida delas que chega até gerar fofocas e conflitos. Também tem a importância qualitativa de seus pretendentes a namorado que são idealizados por elas. Nas conversas ele nota o meio queas elas usam para conquista-los, presenteando-os desde dinheiro até mesmo com drogas. Para mais compreensão da dimensão de vida das travestis o autor decide se dedicar a esse tema.
De Homens e Viados
Ao acompanhar as travestis em dias de trabalhos, Don se depara com uma situação incomum entre elas, o relacionamento de uma de suas colegas com outra travesti, ao perguntar essa travesti apelidadade Treze sobre essa situação incomum entre as travestis ela entende que essa aderência dela é repugnante para as outras travestis e a ideia negativa dela sobre os homens irrita as travestis ao dizer que os homens só querem o dinheiro delas e não as amam, não as respeitam e não as tratam bem, já as outras discordam alegando que isso depende da posição que cada uma impõe aos seus parceiros. Daí oautor ver o preconceito dentro dessa pequena sociedade das travestis, pois travesti namorar com travesti é como se fosse uma desobediência aas regras e quando se desobedece essas regras automaticamente o infrator deve ser punido, isso é o que as travestis fazem com Treze, agredindo-a de qualquer maneira, marginalizando sua atitude de ter um relacionamento com outra travesti. Mas para Don KulickTreze tinha suas razões de burla esse sistema, já que ela não se sentia bem ao se relacionar com os homens, dando-os dinheiro de deu duro trabalho para mantê-los e lhes dar boa vida.
A Paixão de Keila
Através desse romance, Don acompanha o sistema que foi inserido entre as travestis, as causas e razões de trocas de namorados e travestis, aqui se vê que Keila se interessa por um homem jovem e com asqualidades que todas as travestis desejam como altos, musculosos , jovens e etc. esse seria o tipo de homem basicamente ideal. Keila já tem um relacionamento duradouro, mas decide terminar para recomeçar outro com seu futuro companheiro. Por outro lado o homem que Keila deseja ter no momento também sai de uma relação recente com outra travesti que o mantinha através de pagamentos com cerveja,comida e moradia, mas por ela já estar velha e ficando sem cliente com o tempo fica sem condições de mantê-lo, perdendo-o para Keila. No fim o o ex de Keila e a ex travesti de seu futuro namorado encontram-se na mesma situação, abandonados por seus parceiros devido a chegada da idade, chegada da velhice.
Escolha e Socialização dos Namorados
“A historia do romance de Keila revela certascaracterísticas definidoras da relação entre as travestis e seus namorados”
(Don Kulick - página: 121)
Agora Don relata essas características definidoras das relações das travestis dando exemplo da idealização delas sobre o homem ideal sendo ele jovem, musculoso, bonito, mas principalmente sem renda própria. Muitos de seus namorados não trabalham e se tem emprego logo o larga por si próprio ou porinsistência das próprias travestis. Também Don percebe que quando uma travesti começa um namoro as outras logo se interessam a ponto de rouba-lo da outra, assim se percebe que esses namorados compõem um banco que circulam entre elas, ficando a dúvida se iram ficar definitivamente ou então envelhecem e deixam de ser atraentes, caso do ex-namorado de Keila.
Destaca-se também a relação das travestis...
tracking img